Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Campo Mourão recebe aprimoramento em contraceptivos hormonais


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 19 de fevereiro de 2025

slide 2 of 5

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, sediou o curso "Prescrição Farmacêutica de Contraceptivos Hormonais", voltado para farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia. O evento, promovido pelo CRF-PR, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), teve como objetivo capacitar os participantes para a prescrição farmacêutica de contraceptivos hormonais, reforçando a atuação do profissional na assistência à saúde da mulher.

Ao longo da capacitação, os participantes exploraram os diferentes tipos de contraceptivos hormonais, suas indicações e contraindicações, além de aspectos fundamentais do atendimento ao paciente, como anamnese farmacêutica e elaboração de planos de cuidado individualizados. As atividades práticas incluíram discussões de casos clínicos e simulações de prescrições para contextos do setor público e privado.

Dra. Ana Carla Biazon, coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Integrado e parte da equipe de professores da instituição estiveram presentes no evento, reforçando a importância do aprendizado contínuo para o aprimoramento da prática farmacêutica. A presença de docentes e especialistas destacou a relevância da capacitação profissional para um atendimento qualificado e atualizado à população.

O curso foi ministrado pelas farmacêuticas: Dra. Ana Paula Vilar, farmacêutica comunitária com quase 30 anos de experiência, especialista em Saúde Estética, conselheira do CRF-PR e coordenadora do GTT Mulheres Farmacêuticas do CRF-PR, que compartilhou sua expertise sobre o cuidado farmacêutico e o papel do profissional na orientação e prescrição de contraceptivos hormonais. E Dra. Inajara Rotta, doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFPR, professora universitária e referência em Farmácia Clínica, trouxe sua experiência em Residência Multiprofissional e orientação acadêmica para enriquecer a formação dos participantes.

A iniciativa contribui significativamente para ampliar o papel do farmacêutico na promoção da saúde, garantindo um acesso mais abrangente e seguro aos serviços de prescrição. Capacitações como esta são essenciais para fortalecer a prática clínica e aprimorar a assistência farmacêutica na área da saúde feminina.

Ao final, as palestrantes agradeceram à coordenação do curso de Farmácia e à instituição pelo empréstimo do espaço para a realização do curso.



topo