CRF-PR realiza ação conjunta com CRM-PR e Vigilância Sanitária em Foz do Iguaçu e região

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 28 de maio de 2024

fisc.jpg

No dia 21 de maio, o CRF-PR, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e a Vigilância Sanitária do Município de Foz do Iguaçu realizaram uma ação conjunta para averiguar possíveis irregularidades nas boas práticas das atividades do exercício profissional farmacêutico em farmácias locais. Além de Foz do Iguaçu, as inspeções também foram realizadas em Agudos do Sul.

Durante as inspeções foram encontradas as seguintes irregularidades: medicamentos controlados (portaria 344/98) adulterados (sem rastreabilidade); blísteres com as informações de lote e validade cortados ou apagados; medicamentos com os dizeres “amostra grátis” riscados; medicamentos sem registro; medicamentos vencidos; medicamentos manipulados vencidos, inclusive controlados; medicamentos armazenados em locais imprórios, como em banheiros.

Considerando a quantidade de medicamentos sem rastreabilidade, inclusive medicamentos sujeitos ao controle especial, as equipes de fiscalização solicitoram a presença da PC-PR para constatar o possível flagrante de prática de crime contra a saúde pública. O relatório dessa operação será encaminhado ao departamento de Ética do CRF-PR, Polícia e Ministério Público para providências cabíveis.

Esse tipo de iniciativa é essencial para assegurar a proteção dos direitos dos pacientes, manter a qualidade nas práticas farmacêuticas e coibir irregularidades no setor.

A fiscalização realizada pelo CRF-PR desempenha um papel fundamental na proteção da sociedade. Atuando de forma ética e comprometida, o conselho garante que as farmácias e os profissionais sigam as normativas estabelecidas, proporcionando um serviço seguro e de qualidade para a população.

Participaram da ação os fiscais do CRF-PR: Dra. Tayná Lima, gerente de fiscalização, Dra. Daiane Perondi, Dr. Edson Siqueira, Dr. Marcelo Polak e Dr. Ribamar Jones. Representando o CRM-PR, estiveram presentes Maria Teresa Ribeiro de Andrade Oliveira, Pedro Luiz de Araújo Neto e Tiago Florencio Mendes. Da Vigilância Sanitária, participaram Ana Ruver, Carlos Wutzke e Rosany Bofete.

A ação integrada reforçou a importância da união entre os diferentes órgãos reguladores e fiscalizadores, além de assegurar que a população tenha acesso a serviços de saúde seguros e de qualidade.