Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR prestigia projeto sobre descarte de medicamentos do curso de Farmácia da FPP


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 10 de abril de 2024

pp.jpg

O Dia Mundial da Saúde comemorado em 07 de abril, tem neste ano o tema “Minha Saúde, meu direito”. Em alusão a esta data, no período de 04 a 11 de abril, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) está desenvolvendo diversas atividades envolvendo todos os cursos.

O curso de graduação em Farmácia, em parceria com o curso de Gestão Ambiental e a Distribuidora Nunesfarma, com apoio da Direção de Extensão, Direção Acadêmica e coordenação do curso, preparam uma ação abordando o “Descarte correto de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso”.

A diretoria do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, presidente, Dr. Valquires Godoy, vice-presidente, Dr. Eduardo Valério, diretor tesoureiro, Dra. Greyzel Benke, diretora secretária-geral, Dr. Edivar Gomes, gerente geral e a gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos, Dra. Karin Zaros, foram conhecer de perto o projeto, no último dia 9 de abril. A coordenadora do curso de Farmácia, Dra. Graziele Francine Franco Mancarz e professores recepcionaram e passaram todas as orientações a respeito da ação à equipe do CRF-PR.  

A atividade, voltada à comunidade acadêmica da FPP, consiste em manter no período especificado, um coletor para recolher os medicamentos vencidos que as pessoas têm em casa, para serem encaminhados à destinação ambientalmente correta. Docentes e estudantes de Farmácia passaram em todas as salas de aula explicando a ação, conscientizando os colegas sobre a importância do descarte correto e da não geração desses resíduos através do Uso Racional de Medicamentos. O coletor, cedido pela Nunesfarma, tem duas aberturas, sendo uma para os resíduos como blisters e frascos com os medicamentos, e a outra para o material reciclável como as embalagens (caixas) e bulas.

O descarte dos medicamentos em desuso, vencidos ou sobras é feito, na maioria das vezes e por grande parte das pessoas, no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário. Essa prática, infelizmente muito comum, pode trazer sérias consequências à saúde da população (ingestão acidental ou intoxicações), ao meio ambiente, à água para consumo, ao solo e aos animais, além dos sérios riscos à saúde de pessoas que possam reutilizá-los.

A ação também busca a sensibilização e envolvimento dos estudantes de Farmácia com esse tema, pertinente com as atribuições do farmacêutico e de relevância no cuidado com a saúde de toda sociedade.

Tema da Campanha:
MEDICAMENTO VENCIDO NÃO É LIXO, DESCARTE NO LUGAR CERTO!
A SAÚDE COLETIVA E O MEIO AMBIENTE AGRADECEM.


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo