Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Orientação ao farmacêutico - Noripurum®, Ferropurum® e Sucrofer® (endovenosos) podem ser vendidos em farmácias comerciais?


Data de publicação: 26 de fevereiro de 2024

noripurum_ferropirum_sucrofer_site.png

Segundo Resolução RDC 768/2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) medicamentos de uso restrito a estabelecimentos de saúde são aqueles cuja administração é permitida apenas em hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar e outros estabelecimentos de assistência à saúde, exceto farmácias e drogarias, independentemente da restrição de destinação, de acordo com o registro do medicamento.

 

Ainda de acordo com a norma, o tipo de destinação - que pode ser visualizado no registro do medicamento no site da Anvisa - limita o local para o qual a apresentação do medicamento pode ser usada, vendida ou dispensada, conforme tabela e imagens.

 

 

 

 

Portanto, como a descrição “Uso restrito a estabelecimentos de saúde” faz referência ao local responsável pela administração do medicamento, como por exemplo, hospitais, clínicas, ambulatórios, com exceção de farmácias e drogarias, produtos com tal descrição não podem ser administrados nestes estabelecimentos. Por outro lado, caso a destinação do medicamento seja “comercial”, há o entendimento de que pode ser comercializado em farmácias e drogarias, mediante apresentação de receita de profissional habilitado.

 

Referências:

 

  1. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consultas. Medicamentos. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/>. Acesso em 22 fev. 2024.
  2. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 768, de 12 de dezembro de 2022. Estabelece as regras para a rotulagem de medicamentos. Diário Oficial da União, Brasília, 14 dez. 2022.
  3. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO – ANVISA. Anvisa – Resposta ao protocolo nº 2024020875. [mensagem de trabalho]. Mensagem recebida por <[email protected]> em 12 fev. 2024.

 

               

 

 


sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

folder
Registro

Registro

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo