Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Ação conjunta em Foz do Iguaçu encontra irregularidades em farmácias


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 9 de fevereiro de 2024

operação.jpeg 080c91a6-a009-4369-85cf-e4774b9fd929.jpg 228fe333-80c6-46d1-8464-2d00aca8fb5d.jpg a8f4ef73-9612-40c3-9b59-a5b6a4c44c2d.jpg bfb0a980-6500-4f8b-9a60-08d784da391a.jpg e7b9805c-0943-4e38-bc4f-8c0794f294f5.jpg

Uma ação conjunta envolvendo o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), a Vigilância Sanitária, as Polícias Militar, Civil, Federal e a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, realizada no dia 07 de fevereiro, encontrou inúmeras irregularidades em seis estabelecimentos farmacêuticos inspecionados na cidade. A ação, desencadeada após denúncias recebidas tanto pela Ouvidoria do CRF-PR quanto pela Central de Denúncias da Prefeitura (156), revelou uma série de infrações éticas e sanitárias, que comprometiam a segurança e a saúde da população.

Durante as incursões, os agentes da fiscalização se depararam com várias situações de descumprimento das legislações que regem a comercialização de medicamentos sujeitos a controle especial: Portaria SVS/MS nº 344/1998 e Lei 11.343/2006, conhecida como Lei antidrogas.

Foi descoberto um depósito oculto de medicamentos e alguns estabelecimentos realizavam a venda dessas substancias controladas clandestinamente, sem os registros contábeis do estabelecimento e as escriturações sanitárias. Os medicamentos irregulares foram apreendidos, retirando-os de circulação e evitando que chegassem às mãos de pessoas que poderiam ser prejudicadas por sua utilização indevida.

Os responsáveis pelas farmácias foram conduzidos à delegacia da Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre as supostas práticas ilegais constatadas durante a fiscalização.

“Os estabelecimentos estavam sendo observados há aproximadamente 5 meses. A atuação coordenada entre as entidades foi fundamental para identificar e interromper essas práticas ilegais. A segurança e a saúde da população são nossa prioridade máxima, e tomaremos todas as medidas necessárias para assegurar a integridade e a confiança da sociedade”, disse a gerente de fiscalização do CRF-PR, Dra. Tayná Lima.

"A ação conjunta em Foz do Iguaçu evidenciou a importância do trabalho integrado entre o CRF-PR, a Vigilância Sanitária e as forças de segurança locais para garantir a qualidade e a segurança dos produtos e medicamentos comercializados nos estabelecimentos farmacêuticos, que impactam na saúde da população. A atuação da equipe de fiscalização do CRF-PR nessa ação, reflete o nosso dever de proteger a população dos maus profissionais e combater práticas ilegais”, destacou, Dr. Valquires Godoy, vice-presidente do CRF-PR.

Fiscalização CRF-PR

O trabalho da Fiscalização é uma atividade primordial do Conselho Regional de Farmácia do Paraná - CRF-PR, em conformidade com a Lei Federal 3.820/1960, sendo um dos instrumentos empregados para a execução das mudanças que a profissão está passando, para se adequar à realidade dinâmica do exigente mercado farmacêutico, que requer, cada vez mais, profissionais qualificados e éticos para o exercício profissional, cumprindo as regras impostas ao exercício da atividade farmacêutica em todo o território nacional.


folder
Registro

Registro

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo