Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

UEM: CRF-PR realiza palestra sobre Consultório Farmacêutico Digital


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 1 de novembro de 2023

palestra.jpg

Nos últimos anos, o farmacêutico vem conquistando um novo espaço de atuação profissional: o consultório farmacêutico e isso só foi possível, por meio das Resoluções 585 e 586 de 2013 do Conselho Federal de Farmácia, que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, respectivamente. Além disso, a Lei 13.021 de 2014 passou a classificar a farmácia como um espaço prestador de serviços, destinado a promover assistência farmacêutica e orientação em saúde.

E foi esse o enfoque que o Dr. Thiago Bocalon, farmacêutico, membro do Grupo Técnico de Trabalho de Empreendedorismo do CRF-PR, especialista em Atenção Farmacêutica pela UFPR, fundador e CEO do Instituto Evolua Farma, deu na palestra online que ministrou aos mestrandos, durante o I Simpósio Integrado de Inovação em Farmácia, Fisiopatologia e Diagnóstico Laboratorial, da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Dr. Thiago destacou também que os consultórios farmacêuticos vêm representando um campo de atuação cada vez mais promissor para o farmacêutico, porém para sua implantação é imprescindível observar diversas questões que vão desde as legislações que regulamentam a abertura desse tipo de negócio até o posicionamento nesse mercado, como incluir nessa jornada o aprendizado em marketing, marketing digital, técnicas de vendas, entre outros.

Durante sua fala, Dr, Thiago ainda ressaltou aos alunos que o farmacêutico é o profissional responsável por orientar quanto ao uso racional de medicamentos, fornecer informações através de educação em saúde, trabalhar na otimização da farmacoterapia, garantir boa adesão ao tratamento, evitar possíveis efeitos adversos e interações medicamentosas. “Essas e outras atribuições que são próprias do farmacêutico têm sido realizadas dentro do consultório, onde o paciente tem um atendimento individualizado, sendo orientado sobre várias questões relacionadas a medicamentos como a avaliação e interpretação da prescrição médica de forma a auxiliar o paciente a entender a sua condição de saúde”, disse.

Ao final, Dr. Thiago agradeceu a oportunidade por poder dividir seu conhecimento sobre o papel clínico do farmacêutico e ficou a disposição para discussão e dúvidas.


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo