CRF-PR participa da 13ª Conferência Estadual de Saúde, tema deste ano é o fortalecimento do SUS

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 19 de maio de 2023

3.jpeg
2.jpeg
1.jpeg

Entre os dias 15 e 17 de maio de 2023 aconteceu a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, em Pinhais, que teve como tema central: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O evento contou com a presença de farmacêuticos que representaram entidades do segmento trabalhadores de saúde, como o CRF-PR e o Sindifar-PR.

Representando o CRF-PR, a farmacêutica do Centro de Informação sobre Medicamentos – CIM/CRF-PR, Dra. Karin Zaros, participou dos 3 dias de evento. Dra. Karin a chama a atenção e ressalta que “as Conferências de Saúde são espaços de debate importantes onde avaliamos a situação da saúde no município, estado e país e formulamos e propomos políticas que auxiliarão na melhora da saúde da população. Por isso, é importante a representatividade do farmacêutico em todas as etapas das Conferências, desde as municipais até a Nacional”, destaca.

“Nesta última Conferência Estadual foram avaliadas e aprovadas propostas de âmbito estadual e nacional provenientes das Conferências Municipais. Além disso, a representatividade de nossa categoria garantiu vaga na composição do Conselho Estadual de Saúde do Paraná e participação na etapa Nacional”, comemora.

Além disso, ocorreu a eleição de instituições, órgãos e entidades que irão compor o Conselho Estadual de Saúde do Paraná na gestão de 2024 a 2028. Foi preenchida uma vaga de titular pelo CRF-PR e outra de suplente pelo Sindifar-PR, que serão alternadas durante o período. Também aconteceu a eleição de delegados e delegadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília, que terá a representatividade de dois farmacêuticos, um titular e um suplente.

Mais de 1,5 mil pessoas entre servidores, gestores das 22 Regionais de Saúde, palestrantes, usuários e convidados participam do encontro que levou 826 propostas divididas em quatro eixos ao plenário, para posteriormente serem discutidas na Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre 2 e 5 de julho, em Brasília.