CRF-PR empossa delegados regionais

Data de publicação: 22 de maio de 2023

1.jpeg

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná conta agora com 04 delegados regionais que representarão a instituição nas 04 macrorregiões de saúde do Estado - Centro/Leste, Norte, Oeste e Noroeste. Os delegados tomaram posse no último dia 18 de maio, durante a 936ª Reunião Plenária, na sede do CRF-PR. A Deliberação nº1017/2022 dispõe sobre a criação, atribuições e suas atividades.

Compareceram Dr. Tiago Silvestro Bocalon, da Macrorregião Oeste e Dr. Iraja Noboru Santos Komatsu da Macrorregião Centro/Leste.

“Esperamos que vocês sejam os multiplicadores das ações do Conselho em suas regiões”, declarou o presidente do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, durante a posse. A diretoria explicou que a Farmácia tem atuações múltiplas e que o CRF tenta contemplar essa diversidade por meio dos Grupos Técnicos de Trabalho (GTs), mas que também são evidentes as diferenças regionais e o Conselho pretende, com a ajuda dos delegados, atender as necessidades de cada região.

A função do delegado é honorífica, ou seja, sem remuneração. “Vocês foram escolhidos porque preenchem todos os requisitos necessários para representar o Conselho: são éticos, se posicionam bem na sociedade com transparência e verdade e atuam no campo profissional”, destacaram os diretores. Os delegados vão representar o Conselho em órgãos, eventos e entrevistas. Também serão responsáveis por promover ações conjuntas com instituições públicas locais, levar os serviços do CRF-PR e informação aos farmacêuticos e à população local, monitorar editais de concurso público e manter a diretoria do Conselho informada sobre demandas, reclamações e sugestões de cada região.

Vale destacar que a equipe técnica e multidisciplinar do CRF-PR, através de seus departamentos, também vai interagir com os delegados e toda essa rotina de trabalho será estabelecida conforme a missão e as atribuições dos delegados regionais. A assessoria de comunicação, por exemplo, poderá trabalhar junto para expandir a assessoria de imprensa para o interior do Paraná. Os delegados podem contribuir ainda para a conscientização dos colegas em suas regiões, no que diz respeito à fiscalização.

Enfim, eles poderão transitar por todas as áreas de atuação do Conselho, além de acompanhar e intermediar junto ao CRF-PR as demandas individuais e coletivas da classe farmacêutica em sua região; agir em prol da valorização do profissional e do aprimoramento da assistência farmacêutica em sua região. Acompanhar as ações das Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Vigilâncias Sanitárias, Regionais de Saúde e Conselhos Municipais de Saúde, e outros entes públicos e/ou privados, reportando ao CRF quaisquer fatos relevantes às atividades ou interesses da classe farmacêutica.

“Esta é uma conquista e uma vitória para a classe farmacêutica do Paraná que passa a contar com mais este canal para a promoção da saúde da sociedade, a valorização profissional e a integração profissional versus CRF-PR”, destacou a diretoria.

Confira os novos delegados:

Macrorregião Noroeste – Dra.Caroline Maris de Andrade Lima

Macrorregião Centro/Leste – Dr. Iraja Noboru Santos Komatsu

Macrorregião Oeste – Dra. Leonice Zanette Alves De Oliveira e Dr. Tiago Silvestro Bocalon