CRF-PR, CES e FEHOSPAR se reúnem para discutir temas importantes do setor farmacêutico

Fonte: ACom CRF-PR com informações da FEHOSPAR
Data de publicação: 20 de abril de 2023

4.jpeg

No último dia 12 de abril, estiveram reunidos, em Cornélio Procópio, os diretores do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi (Presidente) e Dr. Valquires Godoy (Vice-Presidente) com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) e da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde no Estado do Paraná (FEHOSPAR), Dr. Rangel da Silva.

Na ocasião, foram discutidos temas importantes relacionados à assistência farmacêutica em programas de saúde pública, como a prescrição farmacêutica da profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, que foi aprovada por unanimidade em plenária do CES, que resultou na elaboração de uma resolução que, atualmente, aguarda regulamentação e implementação pela Secretaria da Saúde do Paraná.

Outro tema debatido foi a assistência farmacêutica em hospitais de pequeno porte, que, em razão da ação judicial impetrada pela FEHOSPAR, onde estes estabelecimentos foram considerados dispensários, e desta maneira, sem a necessidade de contar com a assistência farmacêutica, segundo entendimento jurídico.

Os diretores ressaltaram a importância do farmacêutico nos hospitais na gestão dos medicamentos e insumos, de sua atuação na equipe multidisciplinar para a padronização de medicamentos e no serviço de farmácia clínica, otimizando a farmacoterapia e a segurança do paciente. O presidente e o vice-presidente do CRF-PR destacaram também as ações realizadas pelo Conselho no âmbito da farmácia hospitalar, como o curso Básico de Farmácia Hospitalar, que foi estruturado para levar fundamentos e conceitos práticos para que os farmacêuticos compreendam e apliquem o processo de raciocínio de segurança medicamentosa e, assim, aperfeiçoar o cuidado farmacêutico no ambiente hospitalar, além de apresentar as atividades e a estrutura que envolvem a farmácia hospitalar.

Rangel elogiou a estratégia de treinamento e propôs uma nova agenda para possível parceria com a FEHOSPAR para que eventos como este possam ser realizados em conjunto.

Por fim, os gestores discutiram sobre o piso salarial do farmacêutico hospitalar que, em muitas regiões do estado, estão sem convenção coletiva. Rangel manifestou-se positivamente para o debate entre empregadores, representados pela federação, e empregados, representados pelo Sindifar-PR, solucionando o problema do piso que tem impactado na categoria.