CRF-PR realiza a 933ª Plenária com homenagem ao Dia do Farmacêutico

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 28 de fevereiro de 2023

5.jpeg

Comemorado em 20 de janeiro, a maior honraria da profissão foi concedida a um profissional de grande destaque no Paraná e no Brasil

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) realizou, nos dias 16 e 17 de fevereiro, a 933ª Reunião Plenária, em Curitiba. Diretoria e Conselheiros debateram sobre diversos assuntos que envolvem a classe farmacêutica, como questões de fiscalização, a administração do Conselho, assuntos de tesouraria e cadastro de profissionais.

O primeiro dia da reunião, 16, contou com uma programação especial: a entrega da homenagem de honra, a Comenda Júlio Petrich da Costa. A Comenda foi criada pelo Conselho com o objetivo de enaltecer os profissionais pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica e leva o nome do primeiro presidente do CRF-PR, em 1961.

Este ano o CRF-PR deliberou a entrega da Comenda ao farmacêutico Dr. Sérgio Surugi de Siqueira. Ele que é professor e pesquisador, sempre se destacou por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Paraná e no Brasil.

Dr. Sérgio, é doutor em Ciências Biológicas com ênfase em Fisiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, farmacêutico pela Universidade Federal do Paraná, atualmente é Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Bioética da Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participou do Grupo de Trabalho desenvolvimento do conceito da Plataforma Brasil da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do Sistema Proethos da Organização Panamericana de Saúde. Foi membro relator titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)/Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde- Brasil. Membro externo do PAHOERC- Comitê de Revisão Ética da Organização Pan-Americana de Saúde. Recebeu 24 prêmios e homenagens em reconhecimento por seu trabalho, entre eles o título de Comendador da Ordem Estadual do Pinheiro, honraria máxima do Governo do Paraná.

Emocionado, o homenageado falou da felicidade e orgulho em receber este reconhecimento pelo seu Conselho de classe e contou um pouco de sua trajetória e de seu amor pela profissão aos presentes. “Ao receber uma homenagem como esta é preciso olhar para trás e observar o que me trouxe até aqui. E já começo transferindo esta condecoração ao professor Antônio Carlos Mira”, disse. “Um professor se sente realizado quando encontra um ex-aluno em posição de destaque e o professor Mira foi um grande mentor, foi ele quem me ensinou a ser farmacêutico”.

O homenageado ressaltou ainda que a sua grande realização foi quando entrou em uma sala de aula, “jamais havia me imaginado como professor, mas, ali, me encontrei e lá se vão 35 anos de magistério. E com grande satisfação recebo esta linda consagração no ano que encerro minha carreira como professor”, contou.

Algumas conselheiras que compõem o plenário do CRF-PR e a diretora secretária-geral, Dra. Greyzel Benke, foram alunas de Dr. Sérgio e lembram com muito carinho da trajetória de seu mestre, parabenizaram e agradeceram por todo conhecimento repassado.

Os diretores também agradeceram e parabenizaram Dr. Sérgio Surugi por sua brilhante atuação pela profissão farmacêutica.  “Em homenagem ao dia do farmacêutico, evidenciamos o trabalho de um profissional que foi protagonista para a ciência e contribuiu enormemente para a saúde da população”.

Ao final, Dr. Sérgio agradeceu a diretoria e o plenário pelas palavras e se colocou à disposição do Conselho.

Clique aqui para assistir a homenagem e a 933ª Reunião Plenária completa.