Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Orientação ao farmacêutico - Semaglutida injetável é aprovada para tratamento da obesidade


Fonte: CIM/CRF-PR
Data de publicação: 15 de janeiro de 2023

7.png
6.png
5.png
4.png
3.png
2.png
1.png
1.png

A Anvisa aprovou o registro de um medicamento a base de semaglutida para controle de peso. O produto é indicado como adjuvante a dieta e atividade física em adultos obesos e naqueles com sobrepeso na presença de ao menos uma comorbidade relacionada, como hipertensão e diabetes mellitus tipo 2.

Mecanismo de ação

A semaglutida é um agonista dos receptores de GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon 1). Esses receptores estão presentes em áreas do cérebro envolvidas na regulação do apetite e sua estimulação resulta na redução da ingestão de energia decorrente da indução da sensação de saciedade e redução da sensação de fome.

 

Administração

O medicamento foi desenvolvido de forma a apresentar uma meia-vida de eliminação longa, possibilitando a administração subcutânea uma vez por semana.

A dose inicial é de 0,25 mg uma vez por semana, que é elevada gradualmente até 2,4 mg/semana para reduzir efeitos gastrintestinais.

 

Reações adversas e contraindicações

As reações adversas mais comuns estão relacionadas ao trato gastrintestinal e incluem náusea, diarreia e vômito. Pode ocorrer hipoglicemia em pacientes com diabetes mellitus tipo 2, gastrenterite e doença do refluxo gastresofágico.

É contraindicado em pessoas com história pessoal ou familiar de carcinoma medular de tiroide, naqueles com neoplasia endócrina múltipla tipo 2 e em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

 

Interações

No início do uso deve-se considerar a possibilidade de reduzir a dose de insulina ou de secretagogos de insulina (como as sulfonilureias) administrados concomitantemente para diminuir o risco de hipoglicemia.

Como causa um atraso no tempo de esvaziamento gástrico, tem potencial de impactar a absorção de outros medicamentos orais.

 

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Wegovy (semaglutida). Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/wegovy-semaglutida>. Acesso em 12 jan. 2023.

FOOD AND DRUG ADMINISTRATION. FDA approves new drug treatment for chronic weight management, first since 2014. Disponível em: <https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-approves-new-drug-treatment-chronic-weight-management-first-2014>. Acesso em 16 jan. 2023.

MERATIVE. Merative Micromedex® Drugdex®. Electronic version. Ann Arbor, Michigan: Merative. Disponível em: <http://www.micromedexsolutions.com>. Acesso em 12 jan. 2023.

NOVO NORDISK. Prescribing Wegovy. Disponível em: <https://www.novomedlink.com/obesity/products/treatments/wegovy/dosing-administration/prescribing-wegovy.html>. Acesso em 16 jan. 2023.

 

Tem dúvidas sobre medicamentos? Entre em contato conosco: Clique aqui



topo