CRF-PR e CFF habilitam farmacêuticos de Curitiba para aplicação de vacinas

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 12 de dezembro de 2022

3.jpg

No último final de semana, (09 e 10 de dezembro), mais uma turma de farmacêuticos de Curitiba foram habilitados para a aplicação de vacinas. O curso, é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia junto com o CRF-PR e foi ministrado pelos profissionais, Dr. André Luís dos Santos e a Dra. Eloiza Helena Campana.

O encontro que reuniu 17 participantes, iniciou com as boas-vindas dos diretores, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, presidente e da Dra. Greyzel Benke, diretora secretária-geral, que mesmo não podendo comparecer, gravaram um vídeo aos participantes. “O CRF-PR é a casa do farmacêutico e poder contribuir e estimular a atualização e a qualificação dos profissionais é muito gratificante para esta gestão”, afirmaram.

O curso é composto por 60 horas de atividades, divididas em 40 horas na modalidade a distância - plataforma do CFF edufarma.org.br, e 20 horas na modalidade presencial, reunindo as principais informações para possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias à prestação de serviços de vacinação. A proposta pedagógica contextualiza o panorama da vacinação no país, com destaque para os papéis que podem ser desempenhados pelo farmacêutico.

Vale lembrar dos anos de luta travados para a aprovação da lei 13.021/2014, que viabiliza a aplicação de vacinas em farmácias. O CFF preocupado com a capacitação dos profissionais para execução dos serviços de vacinação, passou a exigir um curso de aplicação de vacinas com carga horária mínima de 40 horas, com o propósito de contribuir para o aumento no número de farmacêuticos vacinadores.

O diretor secretário-geral do CFF, Dr. Luiz Gustavo Pires, tem viabilizado a modalidade presencial em todo país, só no Paraná já foram mais de 150 farmacêuticos habilitados.

Ao final do curso, o certificado pode ser homologado no CRF-PR, abrindo novas perspectivas para a carreira do farmacêutico.

As matrículas para as turmas presenciais estão abertas na própria plataforma edufarma.cff.org.br, para todos os alunos aprovados na etapa online (que está com a inscrição prorrogada até o dia 31/12/2022).

E para finalizar, ressaltamos que o evento contou, ainda, com a importante parceria da Werbran Distribuidora de Medicamentos.