“A importância do CRF-PR para a sociedade” foi tema de palestra para acadêmicos da Unioeste

Fonte: Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 15 de setembro de 2022

3.jpeg

No dia 14 de setembro o diretor tesoureiro do CRF-PR, Dr Eduardo Valério, se reuniu com acadêmicos do curso de Farmácia da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – para falar sobre o importante papel que o CRF-PR desempenha tanto para a sociedade quanto para o farmacêutico.

Embora os Conselhos Regionais de Farmácia sejam um dos primeiros órgãos que os recém-formados entram em contato para se inscreverem, nem todos sabem exatamente como a entidade funciona ou quais os serviços prestados tanto para o farmacêutico quanto para a sociedade.

O diretor tesoureiro explicou que cada estado possui um CRF que deve atuar em concordância com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), visando a garantia da qualidade da assistência farmacêutica prestada à população.

Ele destacou ainda que uma das principais funções do CRF-PR é garantir que os princípios da disciplina e da ética farmacêutica sejam cumpridos, fiscalizar o exercício profissional e punir infrações com as Leis e normas vigentes. Registrar os farmacêuticos no órgão expedindo sua carteira profissional, além disso, sugerir ao CFF medidas para a regulamentação dos serviços profissionais.

Já para a sociedade, como instituições regulatórias e fiscalizadoras, os Conselhos Regionais de Farmácia são essenciais para proteção e a manutenção dos benefícios sociais em relação aos serviços oferecidos pelos farmacêuticos, além de garantir que eles sejam prestados por profissionais devidamente habilitados. Dessa forma, o CRF garante o bem-estar e a segurança da sociedade diante da prática farmacêutica.

A coordenação do curso de Farmácia e professores da Unioeste agradeceram e enalteceram a iniciativa e parceria do CRF-PR em participar desse momento com os acadêmicos e esclarecer conceitos importantes, que os acompanharão em toda a vida profissional.

Participaram da palestra a coordenadora do curso de Farmácia, Dra. Andréia Cristina Conegero Sanches e os professores: Dr. Élcio José Bunhak, Dra. Sheila Karina Lüders Meza, Dra. Mônica Tereza Suldofiski e Dra. Fabiana Falconi.