Parabéns, CRF Paraná!

Fonte: Assessoria de Comunicação /CRF-PR
Data de publicação: 14 de outubro de 2022

1.png

Hoje, dia 14 de outubro, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) completa 61 anos!

Na década de 30 iniciaram as tímidas discussões para a criação de um órgão que resgatasse valores da profissão e a organizasse como classe. Na ocasião, cogitou-se a ideia de formar a Ordem dos Farmacêuticos do Brasil – OFB.

Passadas mais de duas décadas, finalmente em 1953, foi aprovado o anteprojeto que daria origem a OFB durante a XI Convenção Brasileira de Farmacêuticos, realizada em Curitiba. A partir daí, durante os eventos profissionais, a classe farmacêutica passou a se articular e organizar comissões.

Em 1960, foi promulgada da Lei 3.820, que criou o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Após 06 meses, no dia 05 de julho de 1961, o plenário do CFF editava as primeiras resoluções, entre elas a que criava dez Conselhos Regionais, entre eles o CRF-9, que abrigava os Estados do Paraná e Santa Catarina. Foi então, em 14 de outubro de 1961, que CRF-PR foi fundado.

Desde então, o CRF-PR se dedica, todos os dias, à sua missão: a de fiscalizar a ética no exercício da profissão farmacêutica, em todas as áreas de atuação. E o resultado tem sido positivo, uma vez que o farmacêutico conquistou estabilidade no mercado de trabalho, respeito e reconhecimento da sociedade.