CRF-PR e CFF habilitam farmacêuticos de Cascavel para aplicação de vacinas

Data de publicação: 2 de setembro de 2022

2.jpeg

No último final de semana, farmacêuticos de Cascavel foram habilitados para a aplicação de vacinas. O curso, que é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia junto com o CRF-PR, foi ministrado pela Dra. Ariane Baratta Masini de Andrade e a Dra. Roberta Dias Rodrigues Rocha. Com apoio do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, por meio do coordenador do curso de farmácia Dr. Giovane Douglas Zanin, o encontro reuniu 25 participantes.

A diretoria do CRF-PR esteve representada pela vice-coordenadora da seccional de Cascavel, Dra. Thaiz Cristina Wypych Cabral. “O CRF-PR, através dos cursos oferecidos, estimula a atualização e a qualificação dos farmacêuticos”, afirmou. O evento contou, ainda, com a parceria da Werbran Distribuidora de Medicamentos e da Associação Maringaense de Farmacêuticos.

O curso é composto por 60 horas de atividades, divididas em 40 horas na modalidade a distância - plataforma do CFF edufarma.org.br, e 20 horas na modalidade presencial, reunindo as principais informações para possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias à prestação de serviços de vacinação. A proposta pedagógica contextualiza o panorama da vacinação no país, com destaque para os papéis que podem ser desempenhados pelo farmacêutico.

Vale lembrar dos anos de luta travados para a aprovação da lei 13.021/2014, que viabiliza a aplicação de vacinas em farmácias. O CFF, preocupado com a capacitação dos profissionais para execução dos serviços de vacinação, passou a exigir um curso de aplicação de vacinas com carga horária mínima de 40 horas, com o propósito de contribuir para o aumento no número de farmacêuticos vacinadores.

O projeto pedagógico do curso foi idealizado pela equipe técnica do CFF, coordenado pela Dra. Josélia Frade, assessora da diretoria do CFF, e o conselheiro federal pelo DF, Dr. Forland Oliveira.

Ao final do curso, o certificado pode ser homologado no CRF-PR, abrindo novas perspectivas para sua carreira.

As matrículas para as turmas presenciais estão abertas na própria plataforma edufarma.cff.org.br, para todos os alunos aprovados na etapa online.