Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR e entidades discutem valorização do profissional e uso racional de medicamentos em Cascavel


Fonte: Assessoria de Comunicação /CRF-PR
Data de publicação: 11 de maio de 2022

20.jpg
19.jpg
18.jpg
17.jpg
16.jpg
15.jpg
14.jpg
13.jpg
12.jpg
11.jpg
10.jpg
9.jpg
8.jpg
7.jpg
6.jpg
5.jpg
4.jpg
3.jpg
2.jpg
1.png
40.jpg
39.jpg
38.jpg
37.jpg
36.jpg
35.jpg
34.jpg
33.jpg
32.jpg
31.jpg
30.jpg
29.jpg
28.jpg
27.jpg
26.jpg
25.jpg
24.jpg
23.jpg
22.jpg
21.jpg

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR, participou de uma reunião na Câmara municipal de Cascavel, promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste para discutir o uso racional de medicamentos e o papel do farmacêutico no sistema de saúde. A reunião foi feita em parceria com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cascavel, vereador Edson Souza, e reuniu autoridades de diversas áreas de atuação farmacêutica.

Antes das discussões iniciarem, as acadêmicas do curso de Farmácia da Unioeste Amanda Stefanello e Ana Laura Bossada realizaram uma apresentação sobre os cuidados necessários para o uso, armazenamento e descarte de medicamentos. As acadêmicas fazem parte do projeto de extensão “Uso Racional dos Medicamentos”, que desenvolve ações de conscientização sobre o tema.
Presente na reunião, a coordenadora do curso de Farmácia da Unioeste, Dra. Mônica Suldofski, destacou a relevância do tema discutido e falou sobre o papel da universidade pública nestas questões. “É muito importante até pelo papel da universidade na prestação de serviços para a comunidade. Nós enquanto instituição pública temos que mostrar as possibilidades que temos de melhorar a qualidade de vida da população mediante a atuação destes profissionais”, afirmou.

A coordenadora ainda destacou um importante encaminhamento retirado da reunião, que versa sobre o tratamento de afluentes líquidos oriundos das atividades hospitalar e farmacêutica. “Hoje existe uma legislação antiga e que só fala sobre resíduos sólidos. Existe uma preocupação quanto a isso, até a Organização Mundial da Saúde tem debatido essa questão. É uma quantidade muito grande de resíduos que são descartados na rede comum, sem um tratamento prévio para ele”, comentou. Para essa questão, os envolvidos irão procurar a proposição de uma legislação para regular o descarte dos resíduos de laboratórios, centros cirúrgicos, entre outros.

Dra. Sheila Meza, professora do curso de Farmácia da Unioeste e coordenadora da Seccional de Cascavel do CRF-PR, representou a entidade no evento. Ela também destacou o papel extensionista da universidade e destacou a gama de possibilidades de atuação do profissional farmacêutico. “Um dos braços da instituição é esse de trabalhar diretamente com a comunidade e levar esse conhecimento. Daqui saíram propostas extremamente relevantes sobre a valorização do profissional de farmácia, sobre onde ele estará inserido na comunidade e mostrando suas habilidades, pois ele tem um leque de atuação muito amplo que não é restrito ao balcão da farmácia” ressaltou.

O presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Cascavel, vereador Edson Souza falou sobre as ações que podem ser tomadas para melhorar o atendimento farmacêutico como um todo. “Percebemos uma grande necessidade do Poder Público discutir o uso racional dos medicamentos e o descarte correto deles. Aqui se demonstrou que boa parte das bactérias multirresistentes se criam a partir do descarte incorreto. Além disso, a valorização e a contratação de mais profissionais farmacêuticos pelo Poder Municipal foram temas tratados e que receberam encaminhamentos”, disse.



topo