Dr. Paulo Roberto Diniz, ex-presidente do CRF-PR, deixa grande legado à comunidade farmacêutica

Fonte: Assessoria de Comunicação /CRF-PR
Data de publicação: 15 de fevereiro de 2022

10.png
9.png
8.png
7.png
6.png
5.png
4.png
3.png
2.png
1.png

Dr. Paulo sempre teve uma ligação profunda e apaixonada com a profissão, sua trajetória profissional exemplar o trouxe até aqui: Lembrado e homenageado pela classe farmacêutica. Natural de Cambará, farmacêutico pela Universidade Federal do Paraná (1967), proprietário e Diretor Técnico do Laboratório Diniz em Jacarezinho, fundado em 1968 (um empreendimento de 54 anos na cidade), um dos maiores, além de ser referência na região. Mas, de sua formação até se tornar um empresário das Análises Clínicas reconhecido e de sucesso, trilhou com sabedoria, honradez, seriedade e consciência uma vida profissional edificante.

Ministrou a disciplina de Bioquímica Clínica, com parecer do Conselho Federal de Educação, nas décadas de 70 e 80, na Faculdade Estadual de Filosofia de Jacarezinho.

Entre 1989 e 1992 foi Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde de Jacarezinho. Em 2002 exerceu o cargo de Diretor da 19° Regional de Saúde.

Em 1996 iniciou seu primeiro mandato como Conselheiro do CRF-Paraná, onde permaneceu por mais 4 mandatos. Seu engajamento com a profissão, o levou à presidência da entidade de 2008 a 2009. Como meta em sua gestão foi de, junto com os demais membros da Diretoria, reequilibrar financeiramente a instituição, através da reorganização dos setores, instituir a modernização dos processos e a busca de novos recursos para a instituição.

De 2007 a 2009 também participou da Diretoria do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Patologia Clínica, Anatomia e Citologia do Paraná, o Sinlab-Paraná.

Dr. Paulo também foi presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Norte Pioneiro (Sindnorpi) de 2010 a 2017, onde também exerceu o cargo de vice-presidente, na época reafirmou a importância da integração das instituições de saúde.

Como diretor geral da Santa Casa de Jacarezinho – de 2008 a 2011, Dr. Paulo firmou um convênio entre a instituição e uma clínica de Londrina que possibilitou que pacientes oncológicos não precisassem mais se deslocar para outras cidades para fazer tratamentos de quimioterapia e até alguns tipos de cirurgias oncológicas. Mais tarde, pacientes tanto de convênios quanto do SUS passaram a ser atendidos.

Em 2020 recebeu a maior honraria da profissão, a Comenda Júlio Petrich da Costa, concedida pelo CRF-PR, por sua trajetória profissional e por toda contribuição à classe farmacêutica.

Dr. Paulo Diniz, ou Paulinho como era conhecido, foi casado por 46 anos com Ana Silvia Diniz, ele deixa três filhas e sete netos.