Diretoria do CRF-PR e do Sindifar-PR se reúnem para ações conjuntas, objetivo é fortalecer a classe

Fonte: Assessoria de Comunicação /CRF-PR
Data de publicação: 4 de fevereiro de 2022

5.png
4.png
3.png
2.png
1.png

Em reunião, no último dia 1 de fevereiro, diretores do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR e do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná - Sindifar-PR, alinharam algumas ações conjuntas com o objetivo de fortalecer a classe e reafirmarem a parceria para estratégias de luta em defesa da categoria.

Na reunião, que aconteceu na sede do Conselho, em Curitiba, os representantes das entidades discutiram sobre o piso salarial, jornada de trabalho, concursos públicos, insalubridade, atualização do Termo de Ajuste de Conduta – TAC – firmado entre o Ministério Público, Sindicato e o Conselho, em 2002, ajustado em 2011, sobre a jornada de trabalho e outras obrigações trabalhistas.

O objetivo da realização de ações conjuntas é para compor uma agenda comum entre as entidades, contemplando questões de qualificação profissional, fiscalização e fortalecimento do profissional farmacêutico, respeitando as atribuições específicas de cada entidade.

O presidente do CRF-PR, Dr. Marcio Augusto Antoniassi, destacou a importância do trabalho em parceria e a unidade pelos farmacêuticos. “Quando trabalhamos unidos, a chance de resultado positivo é muito maior. O Conselho buscará sempre parceiros para desenvolver debates e melhorias para o farmacêutico”, disse.  Dr. Marcio frisou ainda que o CRF-PR sempre realizou um trabalho intenso para assegurar a assistência farmacêutica aos cidadãos, porém os farmacêuticos tem que ter seus direitos garantidos. Outro ponto que o presidente destacou foi a atuação dos profissionais na pandemia, categoria que, assim como muitos profissionais da área da saúde, atuaram incansavelmente na contenção da COVID-19.

O presidente do Sindifar-PR, Dr. Fábio Santana, considerou a reunião produtiva e a parceria muito importante. “É a união que vai garantir os avanços que a gente precisa para o fortalecimento da categoria”, afirmou. O vice-presidente do CRF-PR, Dr. Valquires Godoy, também destacou que a reunião foi muito bem sucedida. “O encontro superou nossas expectativas e resultará em muitos benefícios para os farmacêuticos paranaenses”, avaliou. “A união promove a valorização da classe”, completou.

Já a Dra. Greyzel ressaltou a importância em operar no tema da insalubridade. “Acreditamos que as melhorias das condições de trabalho são tão ou mais importantes do que as salariais para os farmacêuticos”, apontou.

Dr. Nilson Hideki Nishida, diretor do Sindifar-PR, complementou dizendo que sai satisfeito com as decisões acordadas na reunião, “conseguimos debater diversos assuntos de interesse da classe farmacêutica e ajustar várias ações conjuntas com o CRF-PR”.

Foi acordado, ainda, que as entidades irão solicitar apoio do governo do Estado e os fiscais do CRF-PR irão comunicar eventuais irregularidades constatadas para encaminhamento do Conselho ao Sindicato para providências junto ao Ministério Público do Trabalho - PR.

Participaram do encontro o conselheiro federal, Dr. Gustavo Pires, a advogada do Sindifar-PR, Andreia Canisso Trevisan, o diretor tesoureiro do CRF-PR, Dr. Eduardo Valério (online), o gerente geral, Dr. Edivar Gomes, a gerente da fiscalização, Dra. Tayná Lima e a ouvidora, Marissol Alves.

"Foi importante, fundamental e necessária nossa conversa sobre esses temas tão relevantes em defesa da categoria", finalizou Dr. Márcio.

Por fim, na ocasião, a Diretoria formalizou o convite ao Dr. Fábio Santana para compor o Grupo Técnico de Trabalho Parlamentar do CRF-PR, o qual prontamente aceitou.