Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Vacina contra Covid-19 para crianças


Data de publicação: 13 de janeiro de 2022

1.jpeg

Em 15 de dezembro de 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação de uma das vacinas contra Covid-19, a Comirnaty® (Pfizer-BioNTech), em crianças de 5 a 11 anos de idade.

A autorização foi feita após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo o órgão, as informações indicaram que a vacina é segura e eficaz para os pacientes pediátricos.

No início de janeiro de 2022 o Ministério da Saúde incluiu crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Vacina para adolescentes e adultos X vacina para crianças

Assim como a vacina utilizada em pacientes maiores de 12 anos, a vacina para crianças é baseada em RNAm, que auxilia o sistema imunológico a gerar anticorpos contra o vírus, porém difere em alguns aspectos como demonstrado abaixo:

 

 

Vacina para crianças de

5 a 11 anos*

Vacina para maiores de

12 anos*

Dose

10 microgramas

30 microgramas

Volume da dose

0,2 mL

0,3 mL

Doses por frasco

10 doses

6 doses

Quantidade de diluente

1,3 mL de solução de cloreto de sódio 0,9%

1,8 mL de solução de cloreto de sódio 0,9%

Armazenamento do frasco fechado**

10 semanas em temperatura de 2°C a 8°C

1 mês em temperatura de 2°C a 8°C

Cor da tampa do frasco

Laranja

Roxa

* Comirnaty® (diluir antes de usar)

**após ser retirado do congelamento

 

A aplicação será em duas doses com intervalo de oito semanas. Caso a criança complete 12 anos no intervalo entre as doses, a segunda dose deve ser a da vacina utilizada para pacientes de 5 a 11 anos.

Atualmente, não é recomendada a dose de reforço para crianças menores de 12 anos.

É aconselhado um intervalo de 15 dias entre a vacina contra Covid-19 e outra vacina do calendário infantil.

Segurança e eficácia da vacina para crianças entre 5 a 11 anos

Antes da recomendação da vacinação contra Covid-19 em crianças, estudos clínicos foram conduzidos com milhares delas e não foram identificadas implicações graves com a segurança da vacina.

Foram realizadas pesquisas de fase 1, 2 e 3 neste grupo etário, mostrando que após duas doses da Comirnaty® as crianças apresentaram uma resposta de anticorpos neutralizantes em concentrações similares às observadas em pessoas de 16 a 25 anos.

A segurança e a eficácia da vacina em crianças com menos de 5 anos ainda não foram estabelecidas.

Reações adversas

Algumas reações podem ocorrer após a vacina, são transitórias, desaparecendo em poucos dias, e incluem:

·         Dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação

·         Fadiga

·         Dor de cabeça

·         Dor muscular

·         Calafrios

·         Febre

·         Náusea

Reações adversas graves, como anafilaxia, após a vacinação contra a Covid-19 são raras. Pais e cuidadores devem ser orientados a alertar sobre qualquer alergia que a criança possa apresentar.

Saiba mais

·      A vacina não causa a doença.

·      Não há evidências de que a vacina cause problemas de fertilidade.

·      Não é necessária a apresentação de receita médica.

·      A data de início da aplicação da vacina ainda não foi anunciada, porém já foram encomendadas doses para o primeiro trimestre de 2022.

·      No momento, a vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech é a única autorizada para uso em pacientes a partir de 5 anos de idade.

·      A Anvisa está avaliando o pedido de indicação de outra vacina, a CoronaVac, para crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos.

 

 

Referências:

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid para crianças de 5 a 11 anos. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-aprova-vacina-da-pfizer-contra-covid-para-criancas-de-5-a-11-anos>. Acesso em 12 jan. 2022.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa avança na análise de dados da vacina CoronaVac para crianças. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-avanca-na-analise-de-dados-da-vacina-coronavac-para-criancas>. Acesso em 12 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde antecipa 600 mil doses pediátricas da Pfizer para janeiro. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/ministerio-da-saude-antecipa-600-mil-doses-pediatricas-da-pfizer-para-janeiro>. Acesso em 12 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19/notas-tecnicas/2022/nota-tecnica-02-2022-vacinacao-de-5-11-anos.pdf>. Acesso em 12 jan. 2022.

COMIRNATY: vacina covid-19. Responsável técnico: Liliana R. S. Bersan. Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda: São Paulo, 2021. 1 bula para profissionais.

LABORATÓRIOS PFIZER. Covid-19 – Principais perguntas & respostas sobre vacina Pfizer e Biontech. Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/sua-saude/covid-19-coronavirus/covid-19-principais-perguntas-respostas-sobre-vacina-pfizer-e-biontech>. Acesso em 12 jan. 2022.

UNITED STATES OF AMERICA. Centers for Disease Control and Prevention. Covid-19 vaccines for children and teens. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/recommendations/children-teens.html>. Acesso em 12 jan. 2022.

 

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

folder
Registro

Registro

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo