Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Secretaria de Saúde de Curitiba faz alerta para circulação combinada de Covid-19 e Influenza A


Fonte: SMS e Assessoria de Comunicação /CRF-PR
Data de publicação: 4 de janeiro de 2022

4.png

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, por meio do Centro de Epidemiologia e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), alertou em nota, que nas últimas duas semanas constatou um aumento significativo e preocupante do número de pessoas com quadro de sintomas respiratórios atendidas no município, tanto em serviços de saúde públicos quanto privados.

De acordo com o alerta, no momento, é impossível distinguir clinicamente os casos de Influenza/Gripe e COVID-19, visto que já foi confirmada a transmissão comunitária da Influenza A (H3N2) no Estado do Paraná, assim como a identificação de casos confirmados da doença no município associados a um novo crescimento no número de casos confirmados de COVID-19.

“Reiteramos à população que mantenha medidas de prevenção amplamente difundidas para prevenção da COVID-19 (etiqueta respiratória, higiene das mãos, ambiente arejados, vacinação, evitar aglomerações), pois também são efetivas para contenção da Influenza A (H3N2). Aos serviços de saúde da cidade (públicos e privados) reiteramos a necessidade/dever de aplicação da medida de isolamento pelo período de 7 dias para todos os casos positivos ou com presença de sintomas respiratórios”, ressalta o comunicado.

A nota destaca ainda o fluxo geral de atendimento para casos de pessoas com sintomas respiratórios, assim como um modelo de medida de isolamento e orientações para pessoas em isolamento domiciliar. 

Atenção Farmacêuticos: Você também é um agente epidemiológico, bem como todo profissional de saúde. Portanto, caso identifique algum exame positivo para Covid-19 ou Influenza A, faça a emissão do COMUNICADO DE ISOLAMENTO aos seus pacientes: 
- Imprima em duas vias, uma para a farmácia e a outra para o paciente,
- Em caso de resultado positivo para COVID-19, a notificação é obrigatória e deve ser feita no Sistema E-Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. No caso de Influenza, a Visa municipal orienta que se encaminhe uma planilha dos resultados positivos para o email da Vigilância Epidemiológica: [email protected] 

Clique aqui  para acessar na íntegra o Alerta e o Comunicado de Isolamento.

- Decreto 61/2022. Clique Aqui!



topo