Nova Diretoria, conselheiros e conselheiro federal tomam posse

Data de publicação: 15 de dezembro de 2021

15.png
147.jpeg
13.jpeg
12.jpeg
11.jpeg
10.jpeg
9.jpeg
8.jpeg
7.jpeg
6.jpeg
5.jpeg
4.jpeg
3.jpeg
2.jpeg
1.jpeg

Os futuros representantes da categoria farmacêutica foram empossados no último dia 09 de dezembro, durante a última reunião plenária do ano.

Ao todo, 10 conselheiros, com mandato de 2022 a 2025 e 2023 a 2026, receberam seus certificados de diplomação, além do conselheiro federal e sua suplente. Para cinco deles, os trabalhos começam a partir de 1º de janeiro. Eles vão compor o plenário, instância máxima de deliberação do CRFPR.

As reuniões plenárias ocorrem pelo menos uma vez a cada mês, ou extraordinariamente, caso necessário. Durante as plenárias, são apreciados os processos de Cadastro, Fiscalização e Ética, além de questões internas, como balanços, planos de fiscalização, Grupos Técnicos de Trabalho, e outras atividades, conforme determina o Regimento Interno fixado pela Resolução 501/2009 do CFF.

O que fazem os conselheiros regionais?

• Colaboram com a classe quanto a questões de interesse específico, mediante proposta escrita;
  • Comparecem às reuniões plenárias;
  • Participam de debates e decidem sobre assuntos pertinentes ao plenário;
  • Relatam os processos que lhes forem distribuídos;
  • Aprovam as atas do plenário, submetendo o ato para homologação na respectiva sessão ou subsequente;
  • Propõem deliberações ao plenário inerentes ao exercício da profissão farmacêutica, respeitando o disposto nas resoluções do Conselho Federal de Farmácia.

Conselheiros Regionais Efetivos empossados:

Mandato 2022/2025

Dra. Mayara Cristina Celestino de Oliveira

> Presidente:
Exerce a responsabilidade administrativa do Conselho Regional
Representa o Conselho Regional junto ao Conselho Federal na interface de projetos e reivindicações da categoria
Convoca e preside reuniões plenárias, de diretoria e assembleias gerais eleitorais
Representa o CRF junto a órgãos ou autoridades públicas ou particulares, para a solução de casos específicos
Outorga procurações para defesa dos interesses da entidade junto aos órgãos do Poder Judiciário
Determina a instauração de inquéritos, sindicâncias ou processos administrativos, bem como aplica penalidade decidida no plenário

> Vice-Presidente:

Substitui o presidente nos seus impedimentos e ausências ocasionais, sucedendo-o no restante do mandato, em caso de vaga
Coordena as atividades de fiscalização
Executa atribuições deferidas a ele pelo plenário ou diretoria

> Secretária-Geral:

Coordena e administra os serviços administrativos internos
Substitui o vice-presidente ou o tesoureiro nos seus impedimentos e ausências
Responde pelo expediente do CRF-PR
Secretaria as reuniões plenárias e de diretoria, responsabilizando-se pelos atos preparatórios e demais encaminhamentos

> Tesoureiro

É responsável pela gestão financeira do Conselho, de acordo com as normas de Contabilidade Pública
Acompanha e analisa a arrecadação da receita e realização das despesas
Prepara o orçamento anual e elabora as contas do exercício
Assina, junto com o presidente, todos os documentos de conteúdo econômico de responsabilidade do CRF-PR
Examina os processos de prestação de contas do CRF-PR, para atendimento das disposições em vigor

> Conselheiro Federal:

A instância máxima do CFF é o seu Plenário, integrado por 27 Conselheiros Federais com seus respectivos suplentes, sendo um representante eleito para cada Estado da Federação.

O Plenário do CFF tem a incumbência, entre outras, de julgar os processos em grau de recurso e votar as propostas de Resolução que disciplinam as atividades farmacêuticas, bem como supervisionar os Conselhos Regionais.