Comunidade farmacêutica paranaense em luto pelo falecimento do Dr. Euclides Scalco

Data de publicação: 16 de março de 2021

4.jpeg

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, em nome de toda a comunidade farmacêutica, vem a público expressar seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Euclides Scalco, na madrugada desta terça-feira, 16/03.

Nascido em 16 de setembro de 1932 em Vista Alegre, distrito da cidade de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, Dr. Euclides Girolamo Scalco era formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerceu a profissão de farmacêutico e bioquímico e se casou com Teresinha Marcolin Scalco, com quem teve quatro filhos.

Foi vereador e prefeito de Francisco Beltrão e se pós-graduou em economia agrária pela Universidade de Louvain, na Bélgica, e em economia no Instituto Lebret, na França. Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Paraná.

Três vezes eleito deputado federal, participou assembleia nacional constituinte que deu origem à Carta Magna de 1988, a Constituição Cidadã. Durante os anos de exercício do cargo na Câmara Federal, esteve ligado às comissões de Saúde, Previdência e Assistência Social.

Em 1988, Scalco estava entre os principais articuladores da criação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 1995 assumiu a diretoria-geral brasileira da Itaipu Binacional e no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

Com o término do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, Scalco retornou ao Paraná, onde continuou participando e influenciando a política local e, sem perder o contato com as causas da saúde, exerceu a presidência da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a função de conselheiro do Hospital Erasto Gaertner.

Devido a sua importante contribuição à Farmácia, o Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá leva seu nome.

Aos familiares e amigos, nosso afeto e nossas sinceras condolências.