Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Comunidade farmacêutica paranaense em luto pelo falecimento do Dr. Euclides Scalco


Data de publicação: 16 de março de 2021

4.jpeg

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, em nome de toda a comunidade farmacêutica, vem a público expressar seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Euclides Scalco, na madrugada desta terça-feira, 16/03.

Nascido em 16 de setembro de 1932 em Vista Alegre, distrito da cidade de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, Dr. Euclides Girolamo Scalco era formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerceu a profissão de farmacêutico e bioquímico e se casou com Teresinha Marcolin Scalco, com quem teve quatro filhos.

Foi vereador e prefeito de Francisco Beltrão e se pós-graduou em economia agrária pela Universidade de Louvain, na Bélgica, e em economia no Instituto Lebret, na França. Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Paraná.

Três vezes eleito deputado federal, participou assembleia nacional constituinte que deu origem à Carta Magna de 1988, a Constituição Cidadã. Durante os anos de exercício do cargo na Câmara Federal, esteve ligado às comissões de Saúde, Previdência e Assistência Social. 

Em 1988, Scalco estava entre os principais articuladores da criação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 1995 assumiu a diretoria-geral brasileira da Itaipu Binacional e no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

Com o término do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, Scalco retornou ao Paraná, onde continuou participando e influenciando a política local e, sem perder o contato com as causas da saúde, exerceu a presidência da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a função de conselheiro do Hospital Erasto Gaertner.

Devido a sua importante contribuição à Farmácia, o Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá leva seu nome.

Aos familiares e amigos, nosso afeto e nossas sinceras condolências.



topo