Farmacêuticos começam a ser imunizados em Curitiba

Data de publicação: 2 de fevereiro de 2021

A prefeitura de Curitiba iniciou o agendamento para a imunização dos farmacêuticos, residentes no município, contra a Covid-19 por meio do aplicativo Saúde Já. O CRF-PR enviou a relação dos farmacêuticos inscritos e ativos solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde e a partir desta relação, os profissionais estão recebendo a data e horário para comparecerem no local da vacinação.

O Conselho ressalta que enviou, aos 399 municípios do Estado, ofício para a inclusão dos farmacêuticos na primeira fase, conforme os planos nacional e estadual de vacinação e permanece totalmente à disposição das prefeituras para fazer o envio dos nomes dos profissionais. Nos demais municípios, cada secretaria de saúde está organizando a campanha dentro da sua realidade.

A imunização está ocorrendo de forma escalonada, conforme o nível de exposição do local de trabalho, a disponibilidade de doses e a idade. Reforçamos que os farmacêuticos estão inseridos no grupo prioritário de vacinação, conforme o plano nacional e estadual (clique aqui e saiba mais).

Importante: o CRF-PR destaca que, segundo a Lei Federal nº 3.820, somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) é permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no país. Portanto, ao ser solicitado, o CRF-PR envia os dados apenas dos profissionais inscritos.

Caso haja negativa de atendimento dentro da fase 1, recomendamos denunciar nas ouvidorias do município e da Secretaria de Estado da Saúde.

Atenção: É necessário baixar o aplicativo Saúde Já e fazer o cadastro. Dentro do aplicativo acessar Coronavírus > Minha vacina. A notificação não aparece automaticamente, é necessário consultar neste caminho.

Links úteis:

Ouvidoria - Estado.

Ouvidoria - Município.

Vacinação em Curitiba: Perguntas e Respostas.