CRF-PR faz palestras online para estudantes do Paraná

Data de publicação: 22 de setembro de 2020

11.jpeg
10.jpeg
9.jpeg
8.jpeg
7.jpeg
6.jpeg
5.jpeg
4.jpeg
,.jpeg
2.jpeg
1.png

Lives e palestras online marcaram a última semana no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). Na segunda-feira, 14, o encontro remoto foi com acadêmicos de farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na quarta-feira, 16, com estudantes na Semana Acadêmica de Farmácia da Unicesumar e na sexta-feira, 18, com acadêmicos de farmácia do Programa de Educação Tutorial em Farmácia da UFPR – PET UFPR. Ministraram as palestras a presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, o gerente técnico-científico, Dr. Jackson Rapkiewicz, e a gerente de Ética, Dra. Fernanda Rogenski Penteado. Entre os temas das palestras online estiveram a atuação do CRF-PR, as novas tecnologias na área farmacêutica, os medicamentos para combate à Covid-19 e como ocorre a fiscalização pelo CRF-PR.

O professor da UEPG, Dr. Paulo Vitor Farago, destacou que as explicações e orientações foram muito enriquecedoras aos futuros farmacêuticos e farmacêuticas. “A participação foi expressiva, mesmo ocorrendo por meio da plataforma digital por conta da pandemia do coronavírus. Esta aproximação com o Conselho foi fundamental para compreender como ocorre a fiscalização da profissão. Os futuros profissionais conseguiram visualizar como orientar a carreira pela ética e pela excelência”, afirmou.

Segundo a professora da Unicesumar, Dra. Caroline Mensor Folchini, as palestras foram de extrema importância. “Tivemos o prazer de ter em nossa III Semana Acadêmica de Farmácia da Unicesumar campos de Curitiba dois ilustres convidados, para compartilhar sobre a perspectiva para o Farmacêutico frente a tecnologia, bem como, explanar a relevância do CRF-PR para nossa profissão. A conexão com os acadêmicos foi, sem dúvida, enriquecedora, pois os mesmos tiveram o conhecimento que o CRF é um aliado da profissão e está de portas abertas para dar todo o auxílio possível”.

A professora titular do Departamento de Farmácia da UFPR, Dra. Sandra Barreira, ressaltou que estamos em um momento que, mais do que nunca, é preciso valorizar os profissionais da saúde, além de continuar motivando e orientando a sociedade. “A importância da participação do CRF-PR no nosso ciclo de palestras é de fundamental importância, pois o farmacêutico é o detentor do conhecimento sobre os medicamentos: suas ações farmacológicas, seus efeitos colaterais, seus mecanismos de ação. Na atual conjuntura da saúde mundial, assim como pontuou a Dra. Mirian, a pandemia causada pela COVID-19 tornou-se um assunto tão comentado quanto o futebol, a “paixão” do brasileiro. Porém, precisamos ter cautela com automedicação pois precisamos atentar a efeitos causados a longo prazo”, destacou.