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Preenchimento de formulários digitais no site do CRF-PR: confira o passo a passo


Data de publicação: 22 de abril de 2020

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Para a realização de Serviços online, Pessoa Física ou Jurídica, o CRF-PR, a partir de agora, disponibiliza formulários eletrônicos, onde você pode fazer o preenchimento via computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de fazer a impressão e o preenchimento manual. 

Os formulários eletrônicos são arquivos salvos em formato PDF. Eles podem ser preenchidos e assinados digitalmente, usando o leitor de PDF como o Adobe Acrobat Reader (recomendado). Você pode baixá-lo aqui.

Confira como fazer o preenchimento dos formulários no vídeo:

Ou confira também o passo a passo abaixo.

O primeiro passo é identificar se o formulário é eletrônico. Além das caixas de texto presentes no formulário, podemos identificar pela informação presente em todos eles, junto ao título do formulário. Veja:

 

1. Localize o formulário que deseja utilizar e baixe o mesmo no seu computador, tablet ou smartphone.

 

2. Verifique se este é um formulário eletrônico, permitindo, assim, o preenchimento dos campos eletronicamente. Você pode checar essa informação por meio do título do formulário e da presença das caixas de texto no documento.

 

  1. Após baixar o arquivo e verificar que se trata de um documento digital, faça o preenchimento do mesmo.

 

4. Depois de concluir o preenchimento do formulário eletrônico, caso seja necessário conter assinatura, faça da seguinte forma:

  • Você pode utilizar uma assinatura que já tenha salva em seu computador, tablet ou smartphone, ou pode criar uma assinatura nova. Para criar uma assinatura nova, é possível fazê-la de próprio “punho”, diretamente em seu computador ou pode também assinar em uma folha em branco (mais recomendado), tirar uma foto e enviar (via e-mail ou outro) para você mesmo, para depois adicionar ao formulário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após seguir os passos acima, veja como pode ser feita a assinatura dos formulários:

5. Com o preenchimento do formulário feito, você deve usar o recurso de assinaturas do Adobe Acrobat Reader para assinar o documento. Basta clicar no ícone da ferramenta de assinatura.
 
 
 
6. Na ferramenta de assinatura, faça a assinatura de próprio “punho” ou utilize uma assinatura digitalizada.
 
 
 
7. No caso da assinatura digitalizada, clique em imagem, depois selecione o arquivo correspondente.
 
 
8. Com a assinatura selecionada, adicione ao formulário.
 
 
9. Posicione o arquivo da melhor forma e ajuste o tamanho da sua assinatura.
 
 
 
10. Salve o documento utilizando as teclas de atalho CTRL + S ou no menu ARQUIVO → SALVAR.
 
11. Após salvar o documento, você pode enviá-lo via e-mail para onde for necessário. Pronto! O formulário está preenchido e assinado eletronicamente.


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