Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Carta às (aos) Farmacêuticas (os) do Estado do Paraná


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 16 de março de 2020

1.jpg

Prezadas (os), 


É com imensa admiração, orgulho e solidariedade que me dirijo a vocês neste momento de grave crise nacional e dificuldades extremas perante a pandemia do coronavírus instalada mundialmente, para esclarecer e tranquilizá-los de que nenhum profissional será prejudicado por estar exercendo e honrando a profissão

Sabemos e reconhecemos que não é tarefa fácil estar na linha de frente desta batalha, que exige não apenas sacrifício, mas desprendimento, serenidade e muita coragem na tentativa de frear a proliferação da COVID-19.

Estamos trabalhando arduamente para que o Conselho Regional de Farmácia do Estado Paraná, possa dar todo respaldo a vocês, Farmacêuticas (os), neste momento em que a população mais precisa de suas habilidades e cuidados. Estamos acompanhando todos os movimentos do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Farmácia e das autoridades sanitárias de saúde para que possamos garantir condições seguras de trabalho e vocês possam contribuir, principalmente no atendimento aos pacientes, minimizando a sobrecarga nos serviços de saúde.

Recebemos muitos questionamentos quanto ao uso das EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), infelizmente a escassez deste equipamento assola todo o país e diante dos baixos estoques, a ANVISA divulgou Nota Técnica - GVIMS/GGTES (21/03) N°04/2020 - orientando os profissionais da saúde sobre alguns ajustes na indicação do uso desses equipamentos para determinadas situações, desde que sejam seguidos critérios bem definidos. Porém, salientamos que esse é um direito seu e o fornecimento, dever do empregador.

Passaremos por um período de muitas incertezas, e, eu, como Presidente do CRF-Paraná, bem como todos os Diretores, também não pouparemos esforços, para, de maneira séria e responsável, levar até vocês informações confiáveis e assertivas. Faço aqui um apelo: que utilizem fontes oficiais e seguras de informações, como as do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Conselho Federal de Farmácia, ANVISA, Ministério da Saúde, Secretarias Municipais e Estadual da Saúde, entre tantas outras entidades da área da saúde e os veículos de comunicação para se orientarem.
 
Divulgar notícias falsas ou passar adiante informações que não sejam de fontes seguras, é, neste momento, uma irresponsabilidade e um obstáculo gigantesco ao enfrentamento dessa pandemia, onde, você, farmacêutico, é um dos protagonistas nesse cenário. 

Ainda, sensíveis às inevitáveis dificuldades financeiras que todos enfrentaremos, recorremos ao CFF e solicitamos a prorrogação dos prazos de pagamentos das anuidades 2020 afim de amenizar essa atribuição.

Disponibilizamos diversos canais de comunicação direta com o profissional. Portanto qualquer que seja sua dúvida, entre em contato conosco através dos e-mails que indico abaixo, direcione-as conforme os assuntos: 

- Protocolos de Documentos e Regularização de Estabelecimentos:
[email protected]

- Assuntos Técnicos:
[email protected]

- Fiscalização e Defesa de Autuações:
[email protected]

- Processos Éticos e Certidões Éticas
[email protected]

- Denúncias e Ouvidoria
www.crf-pr.org.br

- Financeiro, Débitos e Parcelamentos
[email protected]

Outra informação relevante que trago é de que os serviços poderão ser realizados de maneira on-line, através da ferramenta CRF-PR em Casa, e-mails (acima relacionados) ou telefone. 

Juntos, diante dessa pandemia, podemos demonstrar à população o valor e a relevância do farmacêutico na saúde pública. Quando tudo isso passar, esse momento histórico, seja qual for a sua frente de atuação, na retaguarda, na linha de frente atendendo aos pacientes, nos hospitais, em laboratório, em farmácias das unidades básicas de saúde, em farmácias públicas e privadas, nas clínicas e nos consultórios, vai haver um entendimento melhor e o reconhecimento sobre o trabalho essencial prestado pelo farmacêutico, tanto por parte da sociedade quanto das autoridades.

Me despeço pedindo a Deus, que neste momento de enfrentamento a esta terrível pandemia, todos os farmacêuticos do Paraná e do mundo encontrem forças, para diante da profissão que escolheram exercer, possam atender ao chamado da população e da saúde no cuidado de cada indivíduo. Peço ainda pela integridade da saúde de vocês e de seus familiares.

JUNTOS CONTRA O CORONAVÍRUS! SAIREMOS VITORIOSOS!

Mirian Ramos Fiorentin
Presidente do CRF-PR



topo