Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Presidentes dos Regionais debatem o fortalecimento do Sistema CFF/CRFs


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 5 de março de 2020

20.jpg
19.jpg
18.jpg
17.jpg
16.jpg
15.jpg
14.jpg
13.jpg
12.jpg
11.jpg
10.jpg
9.jpg
8.jpg
7.jpg
6.jpg
5.jpg
4.jpg
3.jpg
2.jpg
1.jpg
40.jpg
39.jpg
38.jpg
37.jpg
36.jpg
35.jpg
34.jpg
33.jpg
32.jpg
31.jpg
30.jpg
28.jpg
27.jpg
26.jpg
25.jpg
24.jpg
23.jpg
22.jpg
21.jpg
53.jpg
52.jpg
51.jpg
50.jpg
49.jpg
48.jpg
47.jpg
46.jpg
45.jpg
44.jpg
43.jpg
42.jpg
41.jpg

Curitiba foi sede do V Encontro dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia, realizado nos dias 5 e 6 de março, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). Cerca de 15 Estados encaminharam seus representantes para participarem de discussões sobre o fortalecimento do Sistema CFF/CRFs através do aprimoramento da gestão, de acordo com as diretrizes impostas pelo Tribuna de Contas de União (TCU), a atividade fiscalizatória dos regionais e definição de medidas que pode melhorar os serviços farmacêuticos, em prol da sociedade brasileira.

A mesa de abertura do encontro foi composta pelo Dr. Walter da Silva Jorge João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Luiz Gustavo de Freitas Pires – Conselheiro Federal pelo Paraná, Dr. Michele Caputo – Deputado Estadual, Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR, Dr. Fábio de Brito Moreira – Diretor Tesoureiro do CRF-PR e Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro – Diretora Secretária-Geral do CRF-PR.

Em sua fala, Dr. Michele, parlamentar, farmacêutico e ex-Secretário de Estado da Saúde do Paraná, enalteceu seu orgulho em ser farmacêutico e a importância da realização de eventos nacionais para debater a profissão, que cresce constantemente. “Não tem como fazer saúde sem o farmacêutico. Precisamos nos unir para fortalecer ainda mais as nossas áreas de atuação”. Ainda, Dr. Michele destacou a grande capacidade de articulação do CRF-PR, que “mostra-se cada vez mais ativo e exerce papel inegável na consolidação da categoria”, finalizou o Deputado Estadual.

Em sequência, Dr. Walter da Silva Jorge João conclamou a necessidade da profissão farmacêutica viver um novo movimento. “É preciso sair da zona de conforto. Nos últimos anos, conquistamos inúmeras vitórias, como as atribuições clínicas do profissional e a prescrição farmacêutica. Porém, ainda há muito mais para ser consolidado. É uma luta grande e diária”, alertou o Presidente do CFF. Sobre o V Encontro, Dr. Walter salientou que é fundamental um trabalho conjunto entre os regionais e o Conselho Federal de Farmácia, principalmente na esfera legislativa: “a profissão está em franca ascensão e, por isso, o ataque é constante. A união só traz benefícios e, com forças estabelecidas em todo o Brasil, podemos combater o assédio que o farmacêutico tem sofrido”.

Por fim, a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, agradeceu a presença de todos os participantes e frisou sobre os tempos difíceis que todos os Conselhos vivem: “a troca de experiências é importante para identificarmos falhas e corrigi-las. Juntos trabalhamos em prol do profissional e da sociedade e precisamos demonstrar a eles a importância da atividade dos Conselhos Profissionais”.

No segundo dia, o evento seguiu com palestras sobre ações de fiscalização e assistência farmacêutica, Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional, ministrada pela presidente do CRF-DF, Dra. Gilcilene Maria El Chaer, ações judiciais, discussão apresentada pelo presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado Ferreira er o Procurador Jurídico, Roberto Tadao, segurança de dados dos CRFs, projeto exposto pelo CRF-RS – Dra. Silvana Furquim e Diana Lienert – Assessora de Comunicação, recuperação de créditos devidos e criação do Grupo Técnico de Trabalho Administrativo para aquisições conjuntas de produtos e serviços – assuntos discorridos pelo Presidente do CRF-MS, Dr. Flávio Shinzato. Além disso, houve ainda, duas discussões técnicas, uma sobre Saúde Única com o microbiologista Dr. Marcelo Pilonetto e outra sobre o Projeto de Lei que dispõe sobre medicamentos à base de Cannabidiol, com o Deputado Federal Luciano Ducci.



topo