Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Projeto de Lei institui Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 9 de outubro de 2019
Fotos: Assessoria/Michele Caputo
Créditos: Fotos: Assessoria/Michele Caputo

32.jpeg
31.jpeg
3.jpeg

O Deputado Estadual Michele Caputo Neto (PSDB) protocolou, no dia 08/10, durante Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei 760/2019 que institui o Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível, a ser comemorado anualmente em 03/10. De acordo com a justificativa do projeto, a prescrição legível é dever do profissional de saúde e direito de todo paciente. A data foi escolhida por ser o dia do lançamento da campanha “Receita correta é segurança para o paciente”, instituída pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná neste mês.

A proposta considera prescrição de saúde legível a orientação de uso de medicamento, indicação para exames, emissão de receitas, laudos e relatórios, escrita por extenso por profissional de saúde devidamente habilitado, em modelo impresso ou eletrônico, com grafia legível, preferencialmente digitada em computador, contendo carimbo e assinatura manual ou digital do prescritor, em observância aos padrões éticos profissionais em atendimento a legislação vigente.

Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR – esteve com o parlamentar no dia 08/10 e ressaltou o apoio da entidade à criação do Projeto de Lei. “Quanto mais atenção conseguirmos atrair sobre o problema das receitas ilegíveis ou preenchidas incorretamente, melhor será a repercussão da necessidade da mudança emergencial por parte dos prescritores”, destacou. Dr. Michele, em vídeo publicado em suas redes sociais, realçou o seu compromisso com a saúde da população: “estamos no Século XXI e precisamos garantir a segurança dos pacientes”. Dr. Elias Montin – Assessor de Relações Institucionais do CRF-PR – também participou da reunião.

Veja como encaminhar as prescrições ilegíveis ou preenchidas incorretamente para participar da campanha do CRF-PR clicando aqui.



topo