Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

UEPG lança plataforma digital para autoavaliação emocional


Fonte: UEPG
Data de publicação: 7 de outubro de 2019

3.jpg
2.jpg
1.jpg

Nessa segunda (07), pesquisadores do Laboratório de Neurociência (Labneuro) e Laboratório de Biologia Molecular Microbiana (Labmom) da UEPG lançaram o Software de Avaliação Emocional (Save). A plataforma da Calculadora Emocional, lançada oficialmente durante reunião do Conselho Administrativo, deve ser utilizada pelo programa UEPG Abraça, que fornece apoio psicossocial à comunidade acadêmica.

Ao acessar o software, o aluno poderá responder uma série de perguntas, que levarão a uma auto-avaliação emocional, podendo indicar o encaminhamento para atendimentos psicológicos e/ou psiquiátricos. Como conta o professor Edmar Miyoshi, coordenador do Labneuro, a calculadora não é uma ferramenta de diagnóstico, mas pode mostrar ao usuário a necessidade de ajuda profissional. “O intuito é ajudar às pessoas que sofrem de transtornos emocionais, não conseguem fazer uma auto-avaliação prévia e, por isso, não procuram ajuda profissional”, explica o professor.

O questionário utilizado na Calculadora Emocional é a Escala de Depressão de Beck, instrumento largamente utilizado por profissionais de saúde e pesquisadores para identificar e medir a severidade dos episódios depressivos. É uma série de perguntas de múltipla-escolha, por meio das quais é possível rastrear possíveis distúrbios emocionais.

O programa UEPG Abraça deve receber as indicações de alunos que preencheram ao questionário e receberam score alto. A partir desse resultado, entra-se em contato com os participantes para verificar o interesse de ser atendido pelo programa. “Avaliando os fatores de risco da depressão, podemos fortalecer os fatores de proteção”, explica a professora Lara Messias Floriano, coordenadora do UEPG Abraça.

“A Calculadora Emocional é uma ferramenta interativa que integrará o conjunto de estratégias que a universidade desenvolve para o atendimento psicossocial da comunidade acadêmica”, afirma o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. O reitor destaca ainda o caráter lúdico da Calculadora, que permite que se torne algo fácil e atrativo para os estudantes.

O projeto SAVE

O professor Rafael Etto, vice-coordenador do Labmom, explica que a ideia do software é ser uma ferramenta de fácil manuseio, rápida e capaz de detectar de forma discreta os estudantes, servidores e professores com tendência a transtornos emocionais. “De 30 a 60% dos casos de depressão não são diagnosticados por desconhecimento dos sintomas pela pessoa afetada, e o objetivo do SAVE é ajudar principalmente a essas pessoas”, aponta.

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, e esse é um dado que reflete a realidade das universidades, segundo o professor Edmar. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo essa a segunda causa principal de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária que abrange a maioria dos alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação. “Nos últimos meses, o número de acadêmicos que procuraram a Farmácia Escola da UEPG com a prescrição de antidepressivos tem aumentado”, conta o professor.

Sobre o software

Além dos Professores Edmar Miyoshi e Rafael Etto, o desenvolvimento do Save contou com a participação do bioinformatas do Labmom e discentes do PPG em Computação Aplicada, Renann Rodrigues da Silva, Luís Guilherme Ribeiro e Douglas Tomachewski, além da discente do PPG em Ciências Biomédicas Kelly Cristina de Souza Fornazari.

Os Professores Edmar e Rafael, idealizadores do projeto, antecipam que, nos próximos meses, o projeto deve incluir o uso de estatísticas multivariadas robustas e inteligência artificial para nortear futuras ações institucionais preventivas, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica, mas sempre preservando e respeitando a identidade dos usuários do Save.

Live

Para divulgação junto à comunidade acadêmica, a Coordenadoria de Comunicação e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) realizam uma transmissão ao vivo nas redes sociais da UEPG (@oficialuepg), às 12h30. A live será na sede do Programa UEPG Abraça, no Campus Uvaranas.


folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

folder
Registro

Registro

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo