NEBaC celebra 30 anos de história

3.JPG
2.JPG
1.JPG

O Núcleo de Estudos de Bacteriologia Clínica de Curitiba (NEBaC) celebrou, no dia 14/06, em Curitiba, 30 anos de história. A solenidade, realizada no Pestana Hotel, em Curitiba, reuniu farmacêuticos e outros profissionais que marcaram a trajetória da entidade, reconhecida nacionalmente como um dos grupos de estudo mais fortes e consolidados na área de Análises Clínicas.

O NEBaC surgiu da constante necessidade de atualização dos profissionais que trabalham na área da Microbiologia Médica Humana. Em junho de 1989, um grupo de profissionais farmacêuticos ligados à Universidade Federal do Paraná (UFPR) passou a se reunir semanalmente a fim de revisar os principais aspectos teóricos e práticos das rotinas utilizadas no diagnóstico bacteriológico. Desde então, o NEBaC luta por avanços na área de resistência bacteriana, normatização do trabalho microbiológico e interdisciplinaridade no laboratório de Análises Clínicas.

Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR – compôs a mesa de abertura da solenidade e expressou, em seu discurso, a felicidade em poder celebrar o trigésimo aniversário do NEBaC. “Perceber a consolidação desse grupo, unido em torno da troca de experiências e conhecimento, é gratificante e inspirador. Passamos hoje por grandes mudanças na profissão farmacêutica, principalmente com advento de novas tecnologias. Histórias como o NEBaC precisam ser divulgadas e replicadas para servirem de estímulo para as novas gerações”, destacou. A mesa também foi composta pela Dra. Jussara Kasuko Palmeiro, Presidente do Núcleo, e Dr. Carlos Augusto Albini. Um dos fundadores da entidade, juntamente com a Dra. Helena Homem de Mello de Souza e Dra. Libera Maria Dalla Costa, Dr. Carlos evidenciou, em sua fala, a importância do CRF-PR no início do NEBaC: “o Conselho abriu as portas da ‘casa do farmacêutico paranaense’ para que o nosso grupo se reunisse e começasse suas atividades. Somos muitos gratos ao CRF-PR por todo o apoio no começo, onde tudo era tão novo e difícil”. Dra. Marisol Dominguez Muro, Conselheira do CRF-PR e participante, em diversas ocasiões, do NEBaC, ficou responsável pelo cerimonial do evento.

Além da festividade, a comemoração foi também uma oportunidade para gerar conhecimento aos mais de 100 participantes presentes na ocasião. Dr. Nilton Lincopan, Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra “Uso de Antimicrobianos e suas Implicações no Contexto de Saúde Pública”. A solenidade seguiu com um jantar comemorativo para celebrar, lembrar e memorar as conquistas das últimas três décadas.