Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Campanha orientativa sobre Uso Racional de Medicamentos levou alerta para todo Estado


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 6 de maio de 2019

11.jpg
10.jpeg
9.jpg
8.jpeg
7.jpeg
6.jpg
5.jpg
4.jpg
3.jpg
2.jpg
1.png

 Na correria do dia a dia, surge repentinamente aquele mal-estar. O que fazer? Recorrer a ajuda de um profissional da saúde ou socorrer-se, por conta própria, via a famosa ‘farmacinha’ que acumula uma vasta gama de medicamentos? Segundo pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, o uso de medicamentos sem prescrição é comum a 77% dos brasileiros que se medicaram nos últimos seis meses. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. “Em busca de fazer sumir sintomas de dor e desconforto, há quem prefira repetir a dosagem de um medicamento que já foi prescrito em uma consulta anterior, buscar receitas na internet e escutar uma "dica" do vizinho”, alerta a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin.

Por conta disso, aproveitando o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 05 de maio, o Conselho Federal de Farmácia e os 27 Conselhos Regionais vinculados ao Sistema CFF/CRFs lançaram a campanha de conscientização “Saúde Não é Jogo”. O CRF-PR, através do projeto CRF-PR Júnior, realizou ações em diversas cidades do Paraná oferecendo serviços farmacêuticos, além de orientação sobre o uso correto e seguro dos medicamentos. Veja como foi:

- Curitiba: a ação aconteceu na Boca Maldita, no centro da capital paranaense, no dia 03/05. Contou com a participação de farmacêuticos voluntários, professores e mais de 50 acadêmicos da PUCPR, Faculdade Paranaense, Faculdades Pequeno Príncipe e UniBrasil. As Diretoras do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin e Dra. Sandra Iara Sterza – Diretora Tesoureira, marcaram presença na campanha e relataram a importância de ações como essas. “Medicamentos não são qualquer mercadoria. O farmacêutico está presente em todas as farmácias do país, habilitado e pronto para esclarecer dúvidas e auxiliar a saúde dos pacientes”, destacou Dra. Mirian. Participaram: o Conselheiro Federal, Dr. Luiz Gustavo de Freitas Pires, as integrantes do GT de Farmácia Hospitalar e Clínica, Dra. Elisiane Emerich e Dra. Ligia Gnas, os professores, Dra. Lia Mello de Almeida (Faculdade Pequeno Príncipe), Dr. Sérgio Fontoura e Dra. Mariane Schlag (PUCPR) e Dra. Nilce Folle (Fapar), os farmacêuticos do CRF-PR, Dr. Jackson Rapkiewicz, Dra. Rafaela Grobe e Dra. Maria Augusta Marcondes, e a Coordenadora do Grupo de Trabalho Acadêmico Regional de Curitiba, Dra. Renata Huszcz. Clique aqui e veja as fotos.

- Umuarama: os acadêmicos do CRF-PR Júnior da Universidade Paranaense (Unipar) realizaram, no dia 03/05, campanha à população e colaboradores do Hospital Norospar, fornecendo informações sobre o uso correto de medicamentos. Clique aqui e veja as fotos.

- Londrina: em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), o Calçadão Central do município ficou repleto de acadêmicos prestando serviços de orientação à população, no dia 04/05. Participaram: Dra. Sandra Iara Sterza – Diretora Tesoureira do CRF-PR e Dr. Valquires Godoy – Supervisor do CRF-PR. Clique aqui e veja as fotos

- Cascavel: em frente à Catedral Metropolitana de Cascavel, os acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ofereceram, no dia 04/05, serviços como aferição de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, antropometria, conscientização sobre o descarte correto de medicamentos e orientação farmacêutica. Participaram: Dra. Mirian Ramos Fiorentin, os Conselheiros do CRF-PR, Dra. Maria do Carmo Baraldo e Dr. Fábio de Brito, e a Vice-coordenadora da Seccional de Cascavel do CRF-PR, Dra. Letícia Thiesen. Clique aqui e veja as fotos

- Pato Branco: organizada pela Prefeitura do município, a ação, que aconteceu no dia 04/05, contou com a participação de farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde. Clique aqui e veja as fotos. 

- Maringá: o CRF-PR Júnior promoveu a ação no Parque Ingá, no dia 05/05. Participaram: Dr. Valquires Godoy e Dr. Rafael Padial – membro do GT de Farmácia Comunitária e professor da UniCesumar. Clique aqui e veja as fotos

- Prudentóplis: a Célula Farmacêutica de Farmácia Comunitária de Prudentópolis participou, no dia 06/05, da campanha promovida pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis. Clique aqui e veja as fotos.

- Ponta Grossa: no município, duas ações foram realizadas em busca da conscientização do Uso Racional de Medicamentos. Os acadêmicos do CRF-PR da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram campanha no Terminal Central, no dia 07/05, com a participação do Dr. José dos Passos Neto – Conselheiro do CRF-PR e Dr. José Carlos Vettorazzi – Supervisor do CRF-PR. Clique aqui e veja as fotos. Já os acadêmicos do CRF-PR Júnior do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) foram até a Praça da Igreja São José atender à população no dia 08/05.  Clique aqui e veja as fotos. 

- Francisco Beltrão: os acadêmicos da Universidade Paranaense (UNIPAR) realizaram ação no pátio da instituição no dia 23/05. O objetivo foi orientar sobre o uso correto de medicamentos, discutir sobre a importância do descarte adequado e identificar os níveis de glicose do sangue em universitários e funcionários da UNIPAR. Durante mais de uma semana, os acadêmicos ainda recolheram os medicamentos vencidos ou em desuso. Clique aqui e veja as fotos.

 

 

 



topo