Campanha orientativa sobre Uso Racional de Medicamentos levou alerta para todo Estado

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 6 de maio de 2019

10.jpeg
8.jpeg
7.jpeg
1.png

Na correria do dia a dia, surge repentinamente aquele mal-estar. O que fazer? Recorrer a ajuda de um profissional da saúde ou socorrer-se, por conta própria, via a famosa ‘farmacinha’ que acumula uma vasta gama de medicamentos? Segundo pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, o uso de medicamentos sem prescrição é comum a 77% dos brasileiros que se medicaram nos últimos seis meses. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. “Em busca de fazer sumir sintomas de dor e desconforto, há quem prefira repetir a dosagem de um medicamento que já foi prescrito em uma consulta anterior, buscar receitas na internet e escutar uma "dica" do vizinho”, alerta a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin.

Por conta disso, aproveitando o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 05 de maio, o Conselho Federal de Farmácia e os 27 Conselhos Regionais vinculados ao Sistema CFF/CRFs lançaram a campanha de conscientização “Saúde Não é Jogo”. O CRF-PR, através do projeto CRF-PR Júnior, realizou ações em diversas cidades do Paraná oferecendo serviços farmacêuticos, além de orientação sobre o uso correto e seguro dos medicamentos. Veja como foi:

- Curitiba: a ação aconteceu na Boca Maldita, no centro da capital paranaense, no dia 03/05. Contou com a participação de farmacêuticos voluntários, professores e mais de 50 acadêmicos da PUCPR, Faculdade Paranaense, Faculdades Pequeno Príncipe e UniBrasil. As Diretoras do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin e Dra. Sandra Iara Sterza – Diretora Tesoureira, marcaram presença na campanha e relataram a importância de ações como essas. “Medicamentos não são qualquer mercadoria. O farmacêutico está presente em todas as farmácias do país, habilitado e pronto para esclarecer dúvidas e auxiliar a saúde dos pacientes”, destacou Dra. Mirian. Participaram: o Conselheiro Federal, Dr. Luiz Gustavo de Freitas Pires, as integrantes do GT de Farmácia Hospitalar e Clínica, Dra. Elisiane Emerich e Dra. Ligia Gnas, os professores, Dra. Lia Mello de Almeida (Faculdade Pequeno Príncipe), Dr. Sérgio Fontoura e Dra. Mariane Schlag (PUCPR) e Dra. Nilce Folle (Fapar), os farmacêuticos do CRF-PR, Dr. Jackson Rapkiewicz, Dra. Rafaela Grobe e Dra. Maria Augusta Marcondes, e a Coordenadora do Grupo de Trabalho Acadêmico Regional de Curitiba, Dra. Renata Huszcz. Clique aqui e veja as fotos.

- Umuarama: os acadêmicos do CRF-PR Júnior da Universidade Paranaense (Unipar) realizaram, no dia 03/05, campanha à população e colaboradores do Hospital Norospar, fornecendo informações sobre o uso correto de medicamentos. Clique aqui e veja as fotos.

- Londrina: em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), o Calçadão Central do município ficou repleto de acadêmicos prestando serviços de orientação à população, no dia 04/05. Participaram: Dra. Sandra Iara Sterza – Diretora Tesoureira do CRF-PR e Dr. Valquires Godoy – Supervisor do CRF-PR. Clique aqui e veja as fotos

- Cascavel: em frente à Catedral Metropolitana de Cascavel, os acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ofereceram, no dia 04/05, serviços como aferição de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, antropometria, conscientização sobre o descarte correto de medicamentos e orientação farmacêutica. Participaram: Dra. Mirian Ramos Fiorentin, os Conselheiros do CRF-PR, Dra. Maria do Carmo Baraldo e Dr. Fábio de Brito, e a Vice-coordenadora da Seccional de Cascavel do CRF-PR, Dra. Letícia Thiesen. Clique aqui e veja as fotos

- Pato Branco: organizada pela Prefeitura do município, a ação, que aconteceu no dia 04/05, contou com a participação de farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde. Clique aqui e veja as fotos.

- Maringá: o CRF-PR Júnior promoveu a ação no Parque Ingá, no dia 05/05. Participaram: Dr. Valquires Godoy e Dr. Rafael Padial – membro do GT de Farmácia Comunitária e professor da UniCesumar. Clique aqui e veja as fotos

- Prudentóplis: a Célula Farmacêutica de Farmácia Comunitária de Prudentópolis participou, no dia 06/05, da campanha promovida pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis. Clique aqui e veja as fotos.

- Ponta Grossa: no município, duas ações foram realizadas em busca da conscientização do Uso Racional de Medicamentos. Os acadêmicos do CRF-PR da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram campanha no Terminal Central, no dia 07/05, com a participação do Dr. José dos Passos Neto – Conselheiro do CRF-PR e Dr. José Carlos Vettorazzi – Supervisor do CRF-PR. Clique aqui e veja as fotos. Já os acadêmicos do CRF-PR Júnior do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) foram até a Praça da Igreja São José atender à população no dia 08/05.  Clique aqui e veja as fotos.

- Francisco Beltrão: os acadêmicos da Universidade Paranaense (UNIPAR) realizaram ação no pátio da instituição no dia 23/05. O objetivo foi orientar sobre o uso correto de medicamentos, discutir sobre a importância do descarte adequado e identificar os níveis de glicose do sangue em universitários e funcionários da UNIPAR. Durante mais de uma semana, os acadêmicos ainda recolheram os medicamentos vencidos ou em desuso. Clique aqui e veja as fotos.