Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

TRF/4ª Região revoga liminar do Sindifarma-PR


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 28 de abril de 2019

1.png

Mais uma decisão favorável à atividade farmacêutica no Paraná. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por meio do Desembargador Federal Sr. Rogério Favreto, decidiu que o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) não está limitado apenas à constatação da presença ou da ausência de profissional perante à Farmácia, mas sim à contínua verificação da efetiva e correta assistência praticada pelo profissional no estabelecimento em que é vinculado. Ou seja, o CRF-PR pode aplicar as “Fichas de Fiscalização do Exercício e das Atividades Farmacêutica”, diferente do requerido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma-PR), que propunha suspender esse tipo de fiscalização, limitando as atribuições legais do Conselho.

Na ação judicial, o Sindifarma-PR afirmou que o CRF-PR estava exercendo atividades fiscalizatórias fora de seu escopo de atuação. Porém, o Desembargador foi categórico ao afirmar que “a aplicação da referida ficha em estabelecimentos farmacêuticos para a verificação da conduta do profissional está longe de configurar ato ilegal ou de abuso de direito”, citando as Resoluções 579/2013 e 600/2014 (substituída pela 648/2017) do Conselho Federal de Farmácia.

No Agravo de Instrumento nº 5010899-56.2019.4.04.0000/PR (clique aqui), o julgador considerou ainda que “não há outra maneira de fiscalizar a conduta do profissional farmacêutico responsável técnico por Farmácias de qualquer natureza (no novo conceito desses estabelecimentos estabelecido pela Lei 13.021/2014, englobando também as Drogarias), a não ser com a verificação de sua atividade no local de seu trabalho”.

Diante desta decisão, proferida em caráter liminar e ainda passível de reforma, não há impedimento para aplicação das fichas de verificação da atividade profissional por fiscais do CRF-PR em farmácias de qualquer natureza do Estado.


Anexos


newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo