Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Encontro dos GTs do CRF-PR promoveu troca de informações entre áreas farmacêuticas


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 11 de março de 2019

20.jpg
19.jpg
18.jpg
17.jpg
16.jpg
15.jpg
14.jpg
13.jpg
12.jpg
11.jpg
10.jpg
9.jpg
8.jpg
7.jpg
6.jpg
5.jpg
4.jpg
3.jpg
2.jpg
1.jpg
35.jpg
34.jpg
33.jpg
32.jpg
31.jpg
30.jpg
2*9.jpg
28.jpg
27.jpg
26.jpg
25.jpg
24.jpg
23.jpg
22.jpg
21.jpg

O Encontro Paranaense dos Grupos de Trabalho do CRF-PR, realizado no dia 08/03 em Curitiba, marcou o início dos trabalhos das equipes profissionais de 15 diferentes áreas de atuação farmacêuticas para 2019.

Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Presidente do CRF-PR, durante a abertura do evento, ressaltou a importância do encontro entre os profissionais, principalmente para conhecer os integrantes dos GTs e definir o cronograma de trabalhos para o ano. “O relato das atividades dos Grupos de Trabalho foi fundamental para decidirmos as próximas estratégias para a valorização profissional. O encontro foi uma oportunidade para compreender as outras áreas de atuação e entender como está inserido o papel do farmacêutico nelas”, destacou Dra. Mirian.

Antes do relato dos integrantes dos Grupos de Trabalho, Dr. Jackson Rapkiewicz, Gerente Técnico-Científico do CRF-PR, ministrou palestra sobre novas tecnologias na área farmacêutica. A explanação causou entusiasmo e preocupação entre os presentes, em especial quando abordadas inovações como inteligência artificial, atendimento online e até mesmo medicamentos fabricados através de impressoras 3D (já regulados e vendidos normalmente nos Estados Unidos). Dr. Jackson terminou sua explicação perguntando aos participantes sobre o qual será o papel do farmacêutico no futuro. “É preciso pensar hoje como serão os nossos próximos passos. A profissão definitivamente sofrerá severas modificações e precisamos estar prontos para recebê-las e defender as atividades do farmacêutico”, frisou o Gerente do CRF-PR.

O dia seguiu com os relatos dos Grupos de Trabalho sobre os desafios de cada área de atuação, os trabalhos em andamento e o planejamento anual: Análises Clínicas pelo Dr. Maurício Turkiewicz; Distribuição e Transporte pela Dra. Carla Zago; Assistência Farmacêutica do Serviço Público pela Dra. Mônica Grochocki; Documentação Histórica de Farmácia do Paraná pela Dra. Marisol Muro; Educação pelo Dr. Sidney Mella; Práticas Integrativas e Complementares pelo Dr. Javier Gamarra; Vigilância Sanitária pela Dra. Francielle Dechatnek e Dr. Paulo Costa Santana, Farmácia Comunitária pelo Dr. Fábio de Brito; Estética pela Dra. Andrea Dantas; Farmácia Hospitalar e Clínica pela Dra. Elisiane Emerich; Indústria Farmacêutica pelo Dr. Elcio Bunhak; Manipulação, Alopatia e Homeopatia pela Dra. Cleangela Busanello; Indústria Cosmética pela Dra. Claudia Cunha e Manipulação de Produtos Veterinários pelo Dr. Lisandro Corazza.

Durante a tarde, dois Grupos de Trabalho referências apresentaram, além do relato de suas atividades e planejamento, a metodologia que utilizam para executar as tarefas, funções e obrigações em duas perspectivas: o Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica do Serviço Público, que já possui mais de 10 anos de atividade, com relato apresentado pela Dra. Mônica Grochocki; e o Grupo de Trabalho de Tecnologia de Produtos para a Saúde, com poucos anos de atuação, mas muitos materiais realizados, com relato apresentado pela Dra. Mauren Isfer. Além disso, a Dra. Ester Dalla Costa, membro do GT de Educação, ministrou palestra sobre as atualidades na área do ensino da Farmácia e os desafios da graduação em saúde na modalidade EAD.



topo