Relatório de Gestão - 2º Semestre/2018

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 22 de janeiro de 2019

O que o CRF-PR tem feito?

O ano de 2018 foi repleto de mudanças administrativas e organizacionais, resultado do primeiro ano de administração da nova Diretoria do CRF-PR. Garantindo a assistência farmacêutica plena, transparência e serviços efetivos, o CRF-PR trilhou um caminho para assegurar a qualidade dos serviços farmacêuticos prestados à população, investindo de diversas formas para defender a promoção, proteção e recuperação da saúde, individual ou coletiva dos paranaenses.

Abaixo mostramos, resumidamente, o planejamento e sua execução administrativa, financeira, logística e de infraestrutura social e de educação, os projetos em andamento, além das informações a respeito de novas iniciativas do segundo semestre de 2018.

O Relatório de Gestão completo será divulgado no Portal Transparência do CRF-PR no início de 2019. Além de ser obrigatório apresentar aos órgãos de controle, o relatório representa uma satisfação à sociedade. A demonstração das ações realizadas pela Diretoria, Comissões e todos os setores administrativos do CRF-PR eleva a confiança dos profissionais na instituição.

Prevenção é o remédio

Inovando na forma de abordar o assunto, o CRF-PR percorreu múltiplas instituições de ensino com a palestra “Fiscalização Preventiva e Ética Farmacêutica”. A ação busca aproximar os acadêmicos dos últimos períodos do curso de Farmácia do CRF-PR, apresentando os objetivos e procedimentos da fiscalização, atribuições das entidades, perfis de assistência farmacêutica e implicações legais da responsabilidade técnica, além de relatos sobre irregularidades encontradas. Através desta palestra, o Conselho leva até o futuro farmacêutico informações fundamentais para uma atuação com excelência e qualidade, focando sempre na saúde e bem-estar do paciente.

A união faz um setor fortalecido

Uma equipe multiprofissional de saúde é uma realidade fundamental para atingir um objetivo comum: o atendimento com primazia ao paciente. Entendendo que cada profissão deve fazer o que está dentro da sua área de formação, a Diretoria do CRF-PR aproximou-se dos Conselhos de Classe da área da saúde, fomentando uma relação de parceria para discussão de assuntos que interferem não apenas a uma profissão, mas sim ao coletivo. Um trabalho conjunto é capaz de atingir resultados almejados muito antes do individual, principalmente quando pretendido o cuidado integral à saúde das pessoas.

Solte sua voz

Saber direcionar os rumos da gestão com objetivos claros e definidos não é tarefa fácil. Por isso, o CRF-PR lançou o primeiro questionário para conhecer o perfil e saber a opinião dos farmacêuticos. Começando com os profissionais atuantes em Farmácia Comunitária, o objetivo é expandir a pesquisa para mais áreas de atuação em 2019. O resultado do questionário influenciará diretamente nas atividades do próximo ano, como as ações da Diretoria, eventos promovidos e causas que merecem ser trabalhadas com maior profundidade. Desde do início do mandato, os dirigentes do CRF-PR buscam uma gestão participativa, com o intuito de entender as necessidades e expectativas dos farmacêuticos paranaenses.

Investimento em tecnologia

O farmacêutico está trabalhando no balcão da farmácia, atendendo um paciente e precisa tirar uma dúvida sobre a dispensação de medicamentos controlados. E agora? A solução seria ir atrás de livros ou consultar o manual impresso pelo CRF-PR e entregue aos farmacêuticos periodicamente. Enquanto isso, o paciente esperava pelo atendimento. Para agilizar esse processo, o CRF-PR lançou uma forma fácil e rápida de acesso ao conteúdo, o aplicativo do “Manual para Dispensação de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial”. Na palma da mão, o farmacêutico confere informações preparadas exclusivamente pelo Departamento Técnico-Científico do CRF-PR e pode, assim, efetuar um atendimento com primor à população. Mais uma ação que utiliza da tecnologia para beneficiar o profissional e o cidadão.

Fortalecimento das Células Farmacêuticas

O projeto Células Farmacêuticas é uma iniciativa do CRF-PR que tem o objetivo de multiplicar o conhecimento, fortalecer o papel do farmacêutico como profissional de saúde e gerar resultados positivos para a população onde estiver inserido. O ano de 2018 foi primordial para o fortalecimento desse projeto, que agora está presente em diversos municípios do Paraná, abrangendo as mais diversas áreas de atuação, como Imunização Humana, Assistência Farmacêutica, Acupuntura, Farmácia Comunitária, entre outras.

Atenção redobrada aos diplomas falsos

O CRF-PR é o responsável pelo registro profissional de recém-formados e egressos de outros estados, consentindo habilitação para o exercício da atividade farmacêutica no Paraná. Atento a esse trabalho, o Departamento de Cadastro e Recepção do CRF-PR tem, com frequência, constatado não conformidades na documentação apresentada no ato do registro, na maioria das vezes, identificando diplomas falsificados. Em 2018, o número de tentativas de inscrições por meio de documentos falsos aumentou consideravelmente. O CRF-PR encaminhou todos os casos de fraudes identificados à Polícia Federal, responsável pela apuração dos fatos e procedimentos necessários para abertura de inquérito. No Brasil, a falsificação de documentos públicos é um crime previsto no Código Penal, Artigo 297, com pena de reclusão de dois a seis anos e multa.

CRF-PR na mídia

No segundo semestre de 2018, as ações de valorização profissional também foram intensificadas. Além de campanhas orientativas em diversas regiões do Paraná, o CRF-PR conseguiu um número expressivo de inserções em mídia espontânea em veículos de comunicação que abragem a esfera municipal, estadual e nacional.

Leia mais na 125ª edição da "O Farmacêutico em Revista". Acesse!​​