Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

MP-PR firma Termo de Ajustamento de Conduta com o município de Tupãssi para contratação urgente de farmacêutico


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 28 de novembro de 2018

O prefeito de Tupãssi, Ailton Caeiro da Silva, tem até o final do mês de novembro para providenciar a convocação de um novo farmacêutico para atender a rede municipal de saúde. A Câmara de Vereadores já criou o cargo. Essa determinação é do Ministério Público do Paraná (MP-PR), através da 2ª Promotoria de Justiça de Assis Chateaubriand, que firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado Paraná (CRF-PR) tem realizado um trabalho intenso nos municípios para assegurar a assistência farmacêutica aos cidadãos após constatação de diversas irregularidades, como medicamentos vencidos, falta de profissionais habilitados para atender a população e entrega irregular de psicotrópicos. Com a intervenção do MP, a primeira medida foi a contratação de dois estagiários para auxiliar o serviço, mas a demanda é para que o TAC seja cumprido em sua totalidade, ou seja, a contratação de, no mínimo, mais um farmacêutico para atender o município.

O acordo com relação ao TAC foi fechado em uma reunião, realizada no dia 20 de novembro, onde participaram, além do MP, o prefeito de Tupãssi e a advogada do município. Anteriormente, em outra ocasião, houve uma conversa entre o gestor, a advogada da cidade, advogada da Câmara Legislativa, representante do CRF-PR e as farmacêuticas e representantes de hospitais da região.

Outro destaque que o documento traz é o volume de trabalho realizado na rede municipal de saúde, por isso a exigência da contratação de mais um farmacêutico, pois com a estrutura atual – apenas duas servidoras – a dispensação de medicamentos para a comunidade estava comprometida.

Compromisso – Foi acordado, ainda, que o município deve manter no Centro Municipal de Saúde a presença de, no mínimo, um farmacêutico para atender a população.

O não cumprimento do TAC implica em multa diária de R$ 1 mil em nome do prefeito, a ser revertida em favor do Fundo Estadual de Direitos Difusos. Além disso, o descumprimento pode ensejar o ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.


info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo