Diabetes tem controle! Veja quais farmácias no Paraná fazem o teste gratuitamente

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 21 de novembro de 2018

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolver a doença (dados de 2017). Diante desta projeção, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estão empenhados na realização do rastreamento de casos suspeitos de diabetes mellitus - Novembro Diabetes Azul 2018

Juntas, as entidades lançaram a campanha “Diabetes não tem cara. Faça o teste”. O principal objetivo da ação é contribuir para a identificação do maior número possível de pessoas que possam ter a doença e encaminhar aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento.

A campanha tem abrangência nacional: são mais de 700 farmácias em todo Brasil, de 14 a 30 de novembro, realizando testes gratuitos de glicemia capilar, medida de circunferência abdominal, peso, altura e avaliação do risco de desenvolvimento da diabetes. No Paraná são mais de 20 estabelecimentos participantes em 19 cidades (confira abaixo a lista com os endereços em: www.diabetes.cff.org.br – link: Onde ser Atendido).

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) também levanta esta bandeira com as entidades promotoras do evento. “O esforço conjunto irá rastrear o risco de diabetes no país. Esses testes não são os convencionais para detectar, na hora, se a pessoa está com a glicemia elevada e sim para um diagnóstico futuro. Se for diagnosticado, a pessoa recebe orientações sobre o desenvolvimento da doença”, explica a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin. “O farmacêutico é o profissional mais próximo à população e está apto a realizar este atendimento inicial e, se necessário, fazer o encaminhamento ao médico”, continuou.

A meta da campanha é abranger 11.750 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, sem diagnóstico prévio.

O CFF desenvolveu um site (www.diabetes.cff.org.br) com informações sobre a campanha e aos interessados em realizar os testes. Acesse o endereço eletrônico para mais informações.