Consórcio Paraná Saúde inaugura nova sede em Curitiba

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 14 de novembro de 2018

O Consórcio Paraná Saúde inaugurou, na tarde do dia 13/11, sua nova sede em Curitiba. Localizado na Rua Emiliano Perneta, o imóvel conta com 360 metros quadrados e funcionará à disposição de todos os municípios que precisarem de um espaço para encontros e reuniões na capital paranaense.

Criado em 1999 para organizar a assistência farmacêutica em todo o Estado, o Consórcio Paraná Saúde conta hoje com 397 municípios consorciados – apenas Curitiba e Foz do Iguaçu estão fora, sendo que este último deve se conveniar ainda neste ano. O consórcio faz a compra centralizada dos medicamentos prioritários que são disponibilizados nas unidades básicas de saúde.

Somente no primeiro semestre de 2018, foram adquiridas cerca de 495 milhões unidades de medicamentos e materiais médico-hospitalares, a um custo de R$ 48,7 milhões, que é dividido pelos governos federal, estadual e municipais. As prefeituras economizam até 30% com a compra centralizada, se comparado à aquisição individual dos produtos.

A solenidade de inauguração contou com a participação do Secretário da Saúde do Paraná, Dr. Antônio Carlos Nardi, que, em seu discurso, ressaltou a importância da presença do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) no evento, representado pela Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente. “Ter o CRF-PR participando de uma ocasião como esta chancela a grande importância do Consórcio Paraná Saúde para a saúde da população, principalmente para levar medicamentos e atenção farmacêutica para todo o Estado”, ressaltou Dr. Antônio.

Repasse

O Governo do Estado aproveitou a solenidade para anunciar o repasse de R$ 11 milhões ao Consórcio Paraná Saúde. O recurso corresponde à contrapartida estadual de aquisição de medicamentos. Além do repasse, o Governo do Estado ressaltou seu papel na distribuição dos lotes de medicamentos, por meio das 22 Regionais de Saúde. “A logística de recebimento, separação e distribuição é feita pelo Estado. Isso gira em torno de R$ 5 milhões por ano, que o governo investe para garantir a entrega sem desvio, o abastecimento e o armazenamento cuidadoso”, explicou Dr. Antônio. “Com isso temos, de fato, uma assistência farmacêutica de primeiro mundo no Paraná”, disse.