Mutirão do Diabetes atrai centenas de participantes em Curitiba

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 13 de novembro de 2018

No mundo, uma em cada 11 pessoas é acometida pelo diabetes, sendo que a cada três segundos, um caso é descoberto. Dados da International Diabetes Federation (IDF) apontam que só no Brasil são mais de 14 milhões de portadores da doença - cerca de 9,4% da população total. De acordo com o levantamento, são diagnosticados, diariamente, 500 novos casos.

Por isso, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença que acomete cada vez mais pessoas no mundo e celebrar o Dia Mundial do Diabetes, aconteceu no último sábado, 10 de novembro, na Praça Ouvidor Pardinho em Curitiba, a 6ª edição do Mutirão Diabetes e Retina do Bem 2018.

O diabetes tem rápida evolução e pode cegar, ou seja, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais. Por conta disso, a ação contou com uma grande equipe multiprofissional, ofertando: orientações sobre problemas do coração com cardiologistas, teste de glicemia e aferição da pressão arterial sistêmica com enfermeiros, informações sobre prevenção da obesidade e a dieta ideal com nutricionistas, dicas sobre quais exercícios podem ser desenvolvidos diariamente com educadores físicos e orientação sobre o uso e descarte correto de medicamentos com farmacêuticos, atividade que contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Dra. Mauren Isfer – Conselheira e Dra. Maria Augusta Marcondes – Assessora Educacional estiveram presentes representando o CRF-PR durante toda a ação. A realização do Retina do Bem e do 6º Mutirão do Diabetes é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com a Oftalmo Curitiba e o Centro Paranaense de Oftalmologia (CPO), com apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da Associação Paranaense de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.