CRF-PR presente no Encontro Regional Preparatório do 8º SNCTAF

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 31 de agosto de 2018

O Conselho Nacional de Saúde promoveu, em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e com organização da Escola Nacional de Farmacêuticos, nos dias 30 e 31/08, o Encontro Regional Preparatório do 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, na sede do Instituto Carlos Chagas da Fiocruz, em Curitiba.

O evento procurou propiciar o debate sobre ciência e tecnologia, assistência farmacêutica e atenção à saúde das pessoas com patologia, qualificando a atuação e intervenção dos participantes sobre a organização do acesso da população aos medicamentos e novas tecnologias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os encontros ocorrerão em mais três cidades brasileiras, entre agosto e setembro de 2018. A primeira cidade a receber o debate foi Manaus, seguida por Curitiba.

Dra. Mirian Ramos Fiorentin fez parte da mesa de abertura do evento. A Presidente do CRF-PR, em sua fala, apontou a necessidade de uma assistência farmacêutica efetiva para melhorar a qualidade no atendimento à população. “Para prestarmos um serviço de excelência, precisamos de uma equipe multidisciplinar, com diversos profissionais da área da saúde juntos em busca do fortalecimento do SUS e comprometimento com as necessidades da população”, afirmou.  Dra. Mirian continuou sua fala ressaltando a importância das novas tecnologias, aplicadas com ressalvas para garantir um bom atendimento aos pacientes. “É fundamental a inovação, mas com cuidados redobrados para atestar a segurança do paciente. A questão do acesso aos medicamentos e do financiamento depende de um plano nacional de investimento. Parabenizo a iniciativa de realizar um encontro com este e acredito que juntos vamos conseguir produzir um documento condizente para enfrentarmos os desafios atuais da saúde brasileira”, destacou.

A Presidente do CRF-PR alertou ainda sobre o reaparecimento de doenças já erradicas no Brasil, causado pelo crescimento dos grupos contrários à vacinação. A disseminação de notícias falsas, conhecidas como fake news, acionam o sinal de alerta aos profissionais da saúde. “Nós devemos estar preparados para defender a importância da vacinação. Precisamos espalhar a informação que as vacinas são seguras, embasada em inúmeros estudos científicos publicados ao longo dos anos”, concluiu.

A mesa ainda foi composta por: Dra. Magna Marcelino – Conselho Municipal de Saúde de Curitiba; Dr. Diego Oliveira - Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná; Dr. Fabio José Basílio – Federação Nacional dos Farmacêuticos; Dr. Ivo Borghetti – Conselho Regional de Biologia do Paraná; Dra. Fernanda Manzini - Escola Nacional de Farmacêuticos; Dr. Tomás Pippo – Organização Pan-Americana da Saúde; Dr. Moisés Toniolo – Conselho Nacional de Saúde e Dr. Marco Aurelio Krieger – Fundação Osvaldo Cruz, além da Dra. Lia Mello de Almeida – Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná; Dr. Adriano Massuda – ex-Secretário de Estado da Saúde e Dr. Marco Aurélio Thiesen – Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina. O CRF-PR também foi representado por: Dra. Sandra Iara Sterza – Diretora Tesoureira e Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro – Diretora Secretária-Geral.

O 8º SNCTAF acontecerá em dezembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e se articula aos eixos: Saúde das Pessoas com Deficiência; e Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia. Neste sentido, o relatório dos Encontros Regionais realizados agora servirá de subsídio ao 8º SNCTAF, que, em seguida, levará suas contribuições para a 16ª Conferência, marcada para 2019. A 8ª + 8 Conferência é o maior evento de participação social no Brasil e terá como tema central Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS.