Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CFF participa ativamente da construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 13 de julho de 2018

No ano em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos, o Brasil aprova sua primeira Política Nacional de Vigilância em Saúde. O conjunto de diretrizes que articulam ações de promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos foi aprovado no dia 12, por unanimidade, pelo pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A política pública, que deverá ser publicada por meio de portaria do Ministério da Saúde, é resultado da mobilização de milhares de usuários do SUS, trabalhadores, especialistas e militantes, que realizaram etapas municipais e estaduais, além de etapas livres, inclusive com a participação da população em situação de rua, povos do campo, da floresta e das águas. Todos esses debates culminaram na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS), realizada de 27 de fevereiro a 2 de março passado. Esses eventos contaram com a participação massiva de farmacêuticos, principalmente integrantes do Grupo de Trabalho sobre Vigilância Sanitária do Conselho Federal de Farmácia, que espera essa aprovação há mais de 20 anos, incluindo a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin.

O documento propõe práticas de vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, em saúde do trabalhador e vigilância sanitária, articuladas entre si, para orientar o modelo de atenção a ser implementado em todos os níveis e formas de atenção à saúde, inclusive serviços privados. O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, reafirma que a aprovação da política é fundamental para a saúde pública. "O CFF, enquanto instância máxima de regulamentação da profissão farmacêutica, não poderia deixar de apoiar e incentivar a participação dos farmacêuticos neste importante espaço de discussão e construção de uma política há muito esperada tanto pelos profissionais quanto pela sociedade."

Já para Presidente do CNS, o farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos, "a política é um instrumento que traz luz para um novo modelo de atenção, sem o foco na doença, mas na prevenção e na promoção da saúde".


folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo