Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Hemepar amplia acessibilidade para doação de sangue


Fonte: Secretaria da Saúde do Paraná
Data de publicação: 23 de novembro de 2017

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta segunda-feira (20), o Núcleo de Inclusão do Doador com Deficiência (NIDD) do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A iniciativa, pioneira no estado, visa ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência física que desejam doar sangue e vai de acordo com a portaria nº 158 do Ministério da Saúde, a qual, em termos gerais, diz que todo cidadão tem direito a doar sangue caso tenha a intenção de realizar o ato.

“Não há motivos para impedir que alguém que queira doar sangue tenha a chance de fazê-lo. A doação é algo extremamente importante, que salva vidas e mostra que aqui no Paraná trabalhamos dentro do mais absoluto respeito com todos”, salientou o secretário de estado da Saúde, Caputo Neto. 

Uma das funções do Núcleo é mostrar que todas as pessoas podem doar e serão tratadas igualmente, sendo submetidas às mesmas exigências legais que os doadores sem deficiência física. A chefe da divisão de Hematologia e Hemoterapia do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, enfatiza que o primeiro passo é ouvir esta população e descobrir maneiras de ajudá-los a doar. 

“Queremos deixar o Hemepar de portas abertas às pessoas com deficiência. Para isso retiramos todos os desníveis das calçadas ao redor da entrada da instituição e instalamos rampas de acesso para os cadeirantes. Além disso, estamos capacitando nossos servidores para falar em libras e traduzimos todos os documentos que explicam a doação para o braile”, destacou Liana. 

Para que a pessoa com deficiência possa doar, é preciso que ela entre em contato com o Hemepar, por telefone, e agende um horário para realizar a triagem. O agendamento é necessário para garantir que o Hemepar possa atender adequadamente a pessoa com deficiência.

Acessibilidade

Diversos são os fatores que impedem e dificultam a adesão do deficiente físico ao grupo de pessoas que realizam o ato humanitário de doar sangue. 

Para o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Clodoaldo Zafatoski, muitos deficientes físicos têm sua limitação atrelada a algum outro tipo de deficiência, o que dificulta ainda mais o acesso. Alguns têm sim a capacidade de doar e a vontade de ajudar, mas até então não existia acessibilidade para isso. 

“É preciso buscar o diálogo entre pessoas com deficiência e os órgãos públicos. Às vezes ações simples podem viabilizar o acesso a pessoas com deficiências não tão complicadas e que demandam uma estrutura maior, o que já ajuda muito. A sociedade precisa entender que o deficiente deve ser tratado como um igual”, afirmou Zafatoski. 

Igualdade

A Fundação de Assistência à Pessoa Cega é uma das entidades que participou do lançamento do núcleo e que se preocupa em garantir que pessoas com e sem deficiência sejam tratadas como iguais. 

O presidente do conselho da Fundação, Roberto Leite, salienta que a deficiência de uma pessoa é proporcional às barreiras oferecidas pela sociedade.

“Acessibilidade é a possibilidade de alcance da pessoa com deficiência, sem que ela precise necessitar de apoio ou auxílio. A acessibilidade é uma construção. Hoje nos encontramos em uma fase de construir a inclusão”, esclareceu Leite. 

Serviço

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. O horário de coleta é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h30 e aos sábado das 8h às 17h30. Para o agendamento, basta ligar para (41) 3281 4000 e solicitar o NIDD, ou enviar e-mail para [email protected]


folder
Registro

Registro

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo