Fabricantes devem alertar sobre medicamentos que saem de linha

Fonte: Portal Brasil
Data de publicação: 13 de julho de 2017

Quando pacientes e usuários deixam de encontrar remédios e medicamentos no mercado, podem recorrer à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber o motivo da falta de abastecimento.

A agência não pode obrigar os fabricantes a continuar oferecendo o produto. No entanto, as empresas precisam alertar os consumidores com pelo menos seis meses de antecedência que vai encerrar a produção.

Para não comprometer o tratamento, os pacientes devem pedir orientações ao médico e também ao farmacêutico para substituir o remédio que saiu de linha, para utilizar um medicamento alternativo ou genérico.

O Brasil tem cerca de 25 mil medicamentos registrados, sendo que desses, pelo menos 12 mil foram comercializados em 2016. Isso sem contar os homeopáticos, fitoterápicos, odontológicos, polivitamínicos e produtos notificados.

Ao perceber que os itens estão em falta nas prateleiras, os usuários podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para saber onde o produto está disponível e averiguar o problema.

A Anvisa disponibiliza ainda uma lista da Descontinuação de Medicamentos, que os pacientes podem consultar para saber se os remédios ainda são fabricados. Também é possível denunciar as empresas que não informaram sobre o fim das produções.

Os medicamentos podem ser retirados do mercado por vários motivos, como problema de distribuição, cancelamento de registro e irregularidades no controle de qualidade.