Encontro entre Conselhos de Farmácia da Região Sul e CFF

Data de publicação: 7 de março de 2017

Representantes das Diretorias, Gerências-Gerais e dos setores Jurídico e de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Farmácia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estiveram reunidos no último sábado, 04, em Porto Alegre, na sede do CRF-RS. O encontro também contou com a presença do vice-presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi, dos Conselheiros Federais pelo RS, Dr. Josué Schostack e Dr. William Peres; e do Conselheiro Federal por Santa Catarina, Dr. Paulo Roberto Boff.

A ocasião possibilitou discussões em torno do alinhamento de processos entre as autarquias, que também elaboraram e entregaram propostas ao representante do Conselho Federal de Farmácia. “Os Conselhos de Farmácia da Região Sul possuem realidades semelhantes, e encontros como este permitem tomar decisões cada vez mais uníssonas, na busca de soluções para problemas comuns”, afirma o presidente do CRF-RS, Dr. Maurício Schüler Nin, que completa. “Nossos profissionais circulam muito entre esses três estados, que procuram aplicar a fiscalização que a população espera, mas sempre há o que melhorar, e nada melhor do que trocar conhecimentos e repetir experiências que dão certo.”

O entendimento de Nin é partilhado pelo presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli, que reforças as características comuns entre as autarquias e espera que os debates tenham continuidade. “Os encontros são muito importantes para fazer projeções e melhorar as atividades em nossos Conselhos, vendo o que cada um fez, os seus acertos e desacertos, e a partir daí aplicar em processos como a fiscalização”, avalia ele.

Dra. Hortência Tierling, presidente do CRF-SC, destaca que a aproximação entre os Regionais já vem desde 2012, tendo resultado, inclusive, em parcerias na realização de projetos e na proposição de resoluções. “Essas trocas de conhecimentos, não só na área político profissional, mas nas ações diárias dos Conselhos, entre as gerências e a fiscalização, por exemplo, permitem melhorar não só a gestão das autarquias, mas também valorizar a profissão na Região Sul, que possui os melhores índices de assistência farmacêutica no país”, salienta Hortência.

O evento também oportunizou o encontro das coordenações das Comissões de Educação do CRFs do Sul para discutir a graduação em Farmácia na modalidade à distância. Representando o Paraná, estava presente a coordenadora da Comissão, Dra. Ester Massae O. Dalla Costa.

Além do Presidente - Dr. Arnaldo Zubioli, também estiveram presentes representando o CRF-PR,  Dra. Mirian Ramos Fiorentin - Diretora Tesoureira, Dr. Sérgio Satoru Mori - Gerente Geral, Dr. Eduardo Pazim, Gerente de Fiscalização, Dr. Vinícius Amorin - Procurador, e Dra. Josiane Prado - Assessora Jurídica.

Fonte: CRF-RS com CRF-PR