Comenda do Mérito Farmacêutico

Data de publicação: 27 de janeiro de 2017

A Comenda do Mérito Farmacêutico, maior honraria concedida pelo Sistema Conselhos de Farmácia, é entregue anualmente a profissionais das 27 unidades da federação, em comemoração ao Dia do Farmacêutico. A solenidade aconteceu no dia 27 de janeiro, em Brasília, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Em seu discurso, o presidente do CFF, Dr. Walter da Silva Jorge João, destacou que a profissão vive um histórico momento de expansão, de fortalecimento. “Os serviços farmacêuticos avançam, diversificam-se e têm a aprovação da opinião pública; o mercado empregador, apesar da crise econômica, não para de contratar profissionais e a autoridade técnica dos farmacêuticos está em processo de consolidação e reconhecimento social”, assinalou.

O presidente do CFF observou que os avanços esbarram, muitas vezes, em embates com outras profissões. “Mas não arrefeceremos jamais a nossa disposição de lutar, para que todos os direitos que conquistamos sejam rigorosamente preservados”, comentou.

Walter Jorge João frisou, porém, que a luta dos farmacêuticos não é por reserva de mercado, nem é pautada no corporativismo. “Os direitos profissionais que movem as nossas lutas são pelo fortalecimento da promoção da saúde dentro de uma compreensão maior do termo e da prevenção de doenças. Estamos do lado da vida. Quem não estiver deste lado, que se afaste e nos dê passagem. A vida haverá, sempre, de vencer”, concluiu.

Paraná
Dr. José dos Passos Neto, Conselheiro CRF-PR

A Comenda do Mérito Farmacêutico foi uma indicação do Conselheiro Federal de Farmácia pelo Paraná e Vice-Presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi, que realizou a entrega conjuntamente com a Secretária-Geral do CRF-PR, Dra. Marina Gimenes.

Graduou-se, em 1981, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e especializou-se em Saneamento e Vigilância Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz. É mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi responsável técnico e sócio-proprietário de uma farmácia e perfumaria, em Ponta Grossa, sua terra natal. Atuou como farmacêutico na vigilância sanitária da Regional de Saúde dos municípios de Telêmaco Borba e de Ponta Grossa. Foi farmacêutico da Divisão de Medicamentos Básicos do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar); chefiou as gerências de Farmácia e de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do seu Município. Foi um dos coordenadores do curso de pós-graduação lato sensu “Gestão de Assistência Farmacêutica no SUS”, promovido pela Escola de Saúde Pública do Paraná. É sócio fundador da Associação Pontagrossense de Farmacêuticos. Exerceu a presidência do Conselho Regional de Farmácia do Paraná e se elegeu conselheiro regional para o mandato que vai até 2020.

Fonte: CFF