Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Estado reforça ações de combate ao mosquito da dengue em Paranaguá


Data de publicação: 10 de janeiro de 2017

O Governo do Paraná intensificou, neste início do ano, as ações de combate e controle ao mosquito Aedes aegypti no município de Paranaguá, litoral do Estado. O objetivo é evitar que uma nova epidemia de dengue atinja a cidade, tendo em vista a grave situação registrada no último ano. Ao todo, foram quase 16 mil casos e 29 mortes entre agosto/2015 a julho/2016.

Na última semana, o Estado reforçou o trabalho de inspeções em estabelecimentos comerciais, marinas, clubes e prédios públicos. Os ambientes são considerados pontos estratégicos para a proliferação do mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya. A intenção é eliminar criadouros em locais de risco, com grande potencial de infestação.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, uma força-tarefa, com 12 profissionais, foi destacada para trabalhar nas fiscalizações. Seis deles são do interior do Estado. “Estamos dando uma atenção especial à Paranaguá. O momento é de alerta e precisamos que a população tenha consciência disso. Uma simples tampinha de garrafa pode se tornar uma ameaça”, ressaltou.

Somente na primeira semana de trabalho, a equipe de inspeção realizou 11 visitas e encontrou irregularidades em pelo menos quatro estabelecimentos. Os proprietários foram notificados e tiveram um prazo de 48 horas para solucionar os problemas.

Mobilização

Caputo Neto salienta que o cuidado com a dengue deve se tornar uma rotina, tanto em casa, quanto no trabalho. “Cada um deve fazer a sua parte. Entramos em um período crítico, em que o clima favorece a reprodução do mosquito e por isso é essencial que a sociedade saiba de seu papel”, enfatizou.
Nesta semana, a força-tarefa do Estado inicia as inspeções no centro histórico da cidade. O foco é avaliar as condições de prédios e lojas do comércio local. “Em conjunto com a Associação Comercial de Paranaguá, vamos iniciar uma grande campanha de mobilização para conscientizar os lojistas sobre a importância de manter seus estabelecimentos livres de criadouros”, explicou a chefe da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

Pesquisa

Junto ao trabalho de inspeção, a Secretaria de Estado da Saúde também está desenvolvendo um grande estudo sobre o comportamento do Aedes aegypti na cidade. Os pesquisadores querem identificar quais são os tipos de vírus mais frequentes nos mosquitos que circulam no município litorâneo. O registro será importante para verificar como está também a circulação dos vírus da zika e chikungunya em Paranaguá.
“O trabalho consiste na captura do mosquito adulto e depois na detecção do vírus presente no vetor. Isso permite que possamos acompanhar de perto o que está circulando na cidade, mesmo sem a ocorrência de muitos casos”, detalhou o coordenador da pesquisa, professor Mario Antônio Navarro da Silva, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná.

Veja algumas medidas para prevenir a dengue:

- Evitar o acúmulo de lixo e entulhos;
- Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados;
- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;
- Remover a sujeira das calhas e ralos;
- Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;
- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;
- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;
- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;
- Manter vasos sanitários sem uso fechados;
- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;
- Esticar lonas para não formar poças;

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado


topo