Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Comissão rejeita projeto que obriga empresas a disponibilizar genéricos a farmácias


Data de publicação: 30 de novembro de 2016

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou proposta (PL 201/15) que pretende obrigar empresas distribuidoras de medicamentos a colocar à disposição das farmácias de todo o País remédios genéricos e similares aprovados pelo governo federal.

O relator, deputado Augusto Coutinho (SD-PE), elogiou a Lei dos Medicamentos Genéricos (9.787/99), "que permitiu a produção de remédios com garantia de qualidade e a um preço mais acessível para segmentos sociais com renda mais baixa".

Ele disse, entretanto, que a proposta, ao obrigar empresas a disponibilizar todos os genéricos para garantir o acesso dos consumidores a esses medicamentos, faz isso às custas, exclusivamente, de agentes privados, no caso, distribuidoras, drogarias e farmácias.

"Apesar da relevância desse mercado, entendemos que a solução para eventuais desajustes no fornecimento não pode passar por onerar exclusivamente a iniciativa privada", explicou.

Desabastecimento

O texto rejeitado é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Pela proposta, as distribuidoras têm prazo de dez dias para entregar os remédios às farmácias, a contar da data do pedido.

A empresa que se negar a vender o medicamento genérico solicitado ficará sujeita a penalidades, a serem definidas por regulamento posterior.

Segundo o autor, o objetivo da proposta é evitar o desabastecimento de remédios no País. O projeto resgata projeto de teor semelhante apresentado em 2000 pelo então deputado Enio Bacci, que foi arquivado.

Tramitação

O projeto foi aprovado pela primeira comissão que o examinou – a de Seguridade Social e Família. Por ter recebido pareceres divergentes, perdeu o caráter conclusivo e, agora, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário da Câmara.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PL-201/2015

Fonte: Câmara dos Deputados

 


sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo