Campanha do Dia Internacional do Farmacêutico em todo o Paraná

Data de publicação: 26 de setembro de 2016

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR uniu forças com o Conselho Federal de Farmácia - CFF e mais 26 Conselhos Regionais, além das instituições de ensino para dar visibilidade à Profissão Farmacêutica e ressaltar a importância do farmacêutico e dos serviços que esse profissional presta ao paciente, à família e à comunidade.

Numa mobilização conjunta, alusiva ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro, foram realizadas diversas ações sobre a importância do trabalho e do conhecimento técnico-científico do farmacêutico no cuidado com a saúde das pessoas. Para isso, o CRF-PR promoveu em todo Estado distribuição de folders para a população com informações sobre o uso racional de medicamentos, prevenção ao zika vírus, dengue e chikungunya, além de realização de teste rápido de glicemia e aferição da pressão arterial.

“A proposta desta campanha foi evidenciar a importância de as pessoas consultarem sempre esses profissionais e que nenhum medicamento deve ser usado sem a orientação de um farmacêutico”, reforça Dr. Arnaldo Zubioli, Presidente do CRF-PR.

Campanha Internacional

Ainda foi realizada uma grande ação integrada entre diversos países da América Latina, contra a dengue, a chikungunya e a zika. A campanha Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti foi intensificada no Brasil e lançada simultaneamente na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Dr. Arnaldo afirma que um exército de farmacêuticos esteve prestando serviços à comunidade em todo o País nos dias 24 e 25 de setembro. “Farmacêuticos, estudantes de Farmácia e entidades ligadas à profissão buscaram promover e participar de ações em locais públicos voltadas ao combate da dengue, da chikungunya e zika. Saímos todos às ruas contra o mosquito Aedes aegypti”, ressaltou.

No Brasil a campanha teve a coordenação dos CRFs e CFF, e conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh). Em nível internacional a iniciativa é do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com o apoio da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP.

Confira abaixo as galerias de fotos das campanhas em todo o estado:

- Curitiba
- Londrina