Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Farmacêuticos recebem certificação inédita em farmácia clínica


Data de publicação: 25 de julho de 2016

Os profissionais farmacêuticos que integram a equipe da Farmácia do Paraná na 2ª Regional de Saúde ¨C Metropolitana receberam quinta-feira (21) uma certificação inédita para as farmácias do Estado. O certificado foi resultado da Capacitação em Clínica Farmacêutica, ofertada pelo Ministério da Saúde.

“Esses profissionais e o trabalho realizado aqui serão referência não só no Estado, mas em todo o país. Essa é uma das primeiras turmas formadas pelo programa que visa qualificar o atendimento oferecido dentro das farmácias públicas”, diz o assessor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Orlando Mário Soeiro.

Com a nova certificação, os profissionais estão capacitados a atender os pacientes nos chamados consultórios farmacêuticos. O espaço serve para atender os usuários da farmácia e repassar orientações quanto à administração do medicamento, possíveis reações adversas e interações medicamentosas, que podem prejudicar o tratamento.

Além disso, o farmacêutico avalia se o tratamento está alcançando os resultados esperados e faz contato com o médico ou outro profissional de saúde caso detecte algum problema ou seja necessário alguma mudança no tratamento.

“Hoje, aqui na Farmácia, buscamos ver o paciente em sua integralidade e não apenas verificar o medicamento que é retirado. Cuidar do paciente em rede, de maneira integrada com o serviço de saúde, garante uma maior efetividade do tratamento e ajuda na qualidade de vida deles”, diz a farmacêutica certificada, Fabiane Mateus Siqueira.

A experiência de sucesso do novo modelo de atendimento na Farmácia da 2ª RS vai ser implantada em todas as unidades estaduais do programa Farmácia do Paraná. “Nosso objetivo agora é levar o modelo para as farmácias das 22 Regionais de Saúde. E são esses profissionais certificados hoje que serão os multiplicadores desse trabalho para o restante do Estado”, planeja a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria estadual da Saúde, Deise Pontarolli.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná


topo