Nova Gestão do Conselho Municipal de Saúde de SJP

Data de publicação: 30 de março de 2016

Aconteceu na noite da última terça-feira (22), na Câmara de Vereadores, a solenidade de posse da nova gestão do Conselho de Saúde de São José dos Pinhais. Na ocasião, o prefeito Luiz Carlos Setim empossou os 32 novos conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes, os quais irão compor o Conselho pelos próximos quatro anos.

O prefeito ratificou a nova composição do Conselho de Saúde, eleito na XI Conferência Municipal de Saúde e assinou o termo de posse dos eleitos. No ato foi eleita a nova mesa diretora, assumindo como novo presidente Daniel Aparecido Fitz, representante do segmento de gestores de órgãos públicos, e seu vice-presidente Alexander Barczyszyn, representante do segmento de trabalhadores da Saúde Pública. Ainda compondo a mesa diretora, a primeira secretária eleita foi Antônia Vaz de Lima e o segundo secretário Robson Vieira da Silva, ambos representando os usuários de serviços da Saúde.

Representação Farmacêutica
Estava presente o vice-presidente da gestão anterior, o farmacêutico Amilton José Ferreira de Paula; a FarmacêuticaPriscila Scalercio e a suplente, também farmacêutica, Jaciane Bloss Bassil, que fazem parte da gestão eleita. Representando O Conselho Regional de Farmácia do Paraná, a Assessora Política, Dra. Sônia Maria Dorneles.

Definição do Conselho Municipal de Saúde
Criado pela Lei Municipal nº 47, de 26 de agosto de 1991, o Conselho Municipal de Saúde é o órgão que possui caráter permanente, consultivo e deliberativo das ações do SUS, no âmbito municipal. É o órgão colegiado que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por representação paritária de 50% (cinqüenta por cento) de representantes de usuários de serviços de Saúde, 25% (vinte e cinco por cento) de representantes de gestores de órgãos públicos e prestadores de serviços de saúde cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e de 25 % (vinte e cinco por cento) de trabalhadores da Saúde Pública, totalizando 16 (dezesseis) membros titulares e 16 (dezesseis) membros suplentes, eleitos na Conferência Municipal de Saúde.