Gerente da Ética falou sobre medicamentos genéricos na Rádio Barigui

Data de publicação: 2 de março de 2016

Na manhã desta quarta-feira, 02 de março, o gerente do setor de Ética do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR, Dr. Edivar Gomes, participou do Programa “Revista Barigui”, da Rádio Barigui AM 1560 KHZ.

No quadro “Entrevista do Dia”, Dr. Edivar esclareceu, ao vivo, aos ouvintes as diferenças entre medicamentos genéricos, similares e de referência. A apresentadora, Sara Carvalho, levou questionamentos dos ouvintes que se manifestavam por e-mail, wat zap, facebook e por telefone. Segundo o gerente do setor de Ética, uma das dúvidas mais frequente foi com relação à confiabilidade nos medicamentos genéricos. “A população ainda tem dúvidas quanto à qualidade dos medicamentos genéricos. Mas este tipo de medicamento possui a mesma qualidade dos medicamentos de referência, também chamados de medicamento original ou de marca, visto que são realizados todos os testes de equivalência farmacêutica e terapêutica, de biodisponibilidade e bioequivalência, previamente à concessão do registro pela ANVISA”, explicou.

Quanto aos similares ele elucidou que desde 2003 estes medicamentos, também, têm de apresentar testes que demonstrem que eles são equivalentes aos de referência. Os mesmos testes já cobrados para os medicamentos genéricos. “De acordo com dados da ANVISA, a maior parte dos similares já cumpriu essa etapa. Atualmente, somente genéricos podem substituir receitas de medicamentos de marca, a chamada intercambialidade. A lei que criou os genéricos, no entanto, exigiu que até o fim de 2015, todos similares deveriam cumprir o mesmo processo”, disse. “Portanto, a segurança terapêutica atualmente é comprovada em todos os medicamentos comercializados no Brasil”, continuou.

Ao final a apresentadora agradeceu a participação do CRF-PR e acrescentou que foi uma entrevista muito esclarecedora, deixando o espaço aberto para o Conselho.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR